Trail e Crossfit – Amantes perfeitos
Crossfit? Certamente já ouviram falar deste desporto que está em grande crescimento a nível mundial. Sou confesso admirador desta modalidade e desde há alguns anos praticante, com grandes benefícios para a minha saúde em geral e em particular para o meu desempenho no trail, nomeadamente na diminuição de lesões.
O crossfit é uma atividade completa constituída por vários movimentos de halterofilismo, ginástica, atletismo e outros. Por norma são efetuados treinos funcionais diários de alta intensidade intitulados de WOD (Workout Of the Day). Somos cada vez mais e muitos são corredores que recorrem a este tipo de treino para melhorar a sua capacidade física.
É importante desmistificar um pouco este desporto. Vemos os atletas de topo e os Crossfit Games e pensamos que não é para nós. Não podia ser mais mentira. É possível adaptar a intensidade e carga de todos os exercícios a qualquer nível físico, vontade ou idade. Um desporto que se quer inclusivo, nem todos fazemos a mesma carga, mas todos nos esforçamos. Os menos experientes fazem exatamente o mesmo, mas com movimentos adaptados ou menos peso. Hoje, passados quase dois anos ainda não consigo efetuar alguns movimentos tendo que adaptar o WOD às minhas capacidades. HSPU para quando?
A pratica regular de crossfit permite um aumento da força, agilidade, coordenação, resistência muscular e da capacidade cardiovascular, elementos essenciais para a corrida em montanha.
Correr menos para correr melhor.
Crossfit Endurance. Sessões específicas de corrida, remo, bicicleta ou assault bike com grandes benefícios para os corredores.
Pode parecer complicado de entender mas depois de começar o difícil é parar!
Vocabulário Crossfit:
- AMRAP: As Many Rounds/Reps As Possible): num tempo pré-definido, executar o maior número de repetições/rondas de um exercício ou série de exercícios;
- EMOM (Every Minute on the Minute): A cada minuto executar um determinado número de repetições de um exercício;
- For Time: Exercício para tempo;
- 1RM: Peso máximo para 1 repetição
- Squat: agachamento sem carga
- DU: Salto duplo à corda
- Burpee: conjugação de um agachamento, flexão, extensão e salto.
- KB: Acrónimo de Kettlebell
Não é preciso nenhum material específico para começar, basta vontade e agora que já conhecem os termos, experimentar uma aula e comprovar as vantagens deste desporto.