TNLO: nem sempre queremos mais e mais...
Parte da Equipa desta aventura
Sábado, 2 de Agosto, 22h00. Onde é que uma miúda de 25 anos que adora dançar deveria estar? Na pista de dança, pois! Não. A pista fica para o próximo fim de semana (dica aos meus amigos não-corredores), pois troquei a pista de dança por uma pista de trilhos de 28km pela zona de Óbidos.
Fotos por Bernadete Morita - Partida do Ultratrail
O Trail Noturno da Lagoa de Óbidos (TNLO), contemplava uma caminhada, uma prova de (supostamente) 25km e outra de 50km, é uma as provas mais populares do mundo de trail em Portugal. A sua sexta edição foi a minha primeira participação, e não a última, sem dúvida alguma.
Foi uma verdadeira festa de trail. As inscrições esgotaram em poucos dias e compreende-se o porquê. A prova decorre durante a feira medieval nesta vila, que dá ainda mais encanto ao ambiente que a carateriza. O organização foi excelente nos vários aspetos, desde a informação proporcionada aos atletas, inscrições, levantamento de dorsais e mini feira de trail, brief, abastecimentos durante e no fim da prova e pela sua simpatia. Embora compreenda que não seja tarefa fácil assinalar o percurso de uma prova de trilhos noturna, acho que a organização poderia ter investido mais neste aspeto. Nas retas, tudo bem, mas nas viragens, a meu ver, poderia ter havido indicações mais claras. Na verdade acabei (num grupo de cerca de 20 participantes) por fazer um quilómetro a mais por nos termos perdido. Eu não me importei porque estava a adorar a viagem mas para quem está a competir acaba por ser muito chato.
A minha prova
O percuro (dos 25km) foi espetacular, com passagens por algumas aldeias com gente a apoiar, trilhos lindos e estradões para acelerar, subidas que exigiam o uso de uma corda e a inesquecível passagem pela Lagoa. Mais uma vez, fiquei maravilhada pelo espírito dos trailers, falei com muitas caras conhecidas mas também desconhecidas e durante a prova a entreajuda estava continuamente presente. Adorei cada passo que dei e foi muito bom fazer esta viagem com a minha amiga Pat. Em termos de equipamento e alimentação acho que também já estou a conseguir afinar as minhas preferências. Gosto das meias de compressão da Compressport, sinto que me ajudam; da mochilinha da Kalenji também não tenho queixas e adoro os Merrell All Out Rush! Antes da prova, uma refeição (cerca de 2-3 horas antes) e uma sandes/barra/banana (30min antes). Durante a prova, acima de tudo, muita, muita, água; gomas e avelãs para ir petiscando e um gel (Powerbar) e duas pastilhas da Isostar de combustível.
Finishers! :D
Os meus amigos corajosos que se aventuraram no ultra trail estavam a picar-me para me juntar a eles, mas não, para já não sinto a necessidade de aumentar a quilometrarem em trilhos noturnos. Os 28km souberam-me que nem ginjas (d’Óbidos), cheguei bem e hoje sinto-me bem, até já fui correr uns 9km, é o que interessa :)