Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Suplementos Alimentares: uma necessidade ou uma opção?

vitaminsglass.jpg

 

Os suplementos alimentares invadiram (literalmente) o mundo do desporto e não só. São cada vez mais as pessoas que optam por tomar suplementos alimentares para um sem número de finalidades: para aumentar a performance desportiva, emagrecer, melhorar a memória, descansar melhor, reduzir o apetite…etc.

Mas a pergunta mais intrigante é: será que os suplementos alimentares são assim tão importantes? Será que são eficazes? E a minha resposta é: depende! Eu explico melhor.

 

 

Em primeiro lugar temos de saber o que é um suplemento alimentar: é um complemento duma alimentação para a tornar mais saudável e equilibrada. O que importa reter é que um suplemento alimentar não deve substituir uma alimentação equilibrada, mas sim acrescentar-lhe valor. E será que não conseguimos obter os nutrientes que estão nos suplementos duma maneira mais…natural, através dos alimentos?  

E a resposta é novamente: depende! Por vezes, as nossas necessidades nutricionais estão aumentadas e a ingestão de alimentos pode não ser suficiente para melhorar a performance desportiva e maximização das reservas energéticas. É o que acontece, por exemplo, nas corridas de longa distância, onde a massa muscular sofre um grande desgaste ao longo a corrida e os suplementos alimentares vão ajudar o atleta para que este não sinta um decréscimo de energia e melhore a sua recuperação pós-exercício.

Mas, em certas ocasiões como é o caso das corridas de média ou longa distância, os suplementos alimentares vão substituir os alimentos. É o que acontece quando recorremos aos géis, bebidas isotónicas e barras energéticas. Neste caso recorre-se aos suplementos alimentares e não aos alimentos porque são mais práticos, de fácil digestão e podem até ter maior quantidade de determinados nutrientes necessários para aquela atividade do que certos alimentos.

 

suplemento_corredores.jpg

 

Em segundo lugar, é importante tentar perceber se realmente precisamos de fazer uma suplementação “química” na nossa alimentação. Já vimos que é precisa em determinados casos (como nas corridas de média ou longa duração) mas, e nos outros? Nos outros pode não ser tão necessária. E é para fazer essa avaliação que existem os nutricionistas. Cabe ao nutricionista analisar se a sua alimentação precisa de ser ajustada para lhe fornecer os nutrientes necessários para a sua atividade no dia-a-dia. Só depois desta análise é que avalia a necessidade da toma de suplementos alimentares.

Sabia que em vez de andar a tomar um suplemento “corta-apetite”, pode ajustar a sua alimentação para ter a quantidade de energia necessária ao seu caso? Sabia que pode evitar a toma de suplementos “noite tranquila” se reduzir a quantidade de cafés que bebe ao longo do dia? E sabia que uma ingestão controlada de frutos secos (não salgados nem fritos) podem ajudá-lo a controlar o apetite por doces?

 

No próximo artigo irei escrever um pouco sobre alguns dos suplementos alimentares mais usados no mundo do desporto. Fique atento!

 

Boas corridas!

 

3 comentários

Comentar post