Stefan Pequito em 20º da geral no UTDP
Dizem que foi a 1ª edição do Ultra Trail Douro e Paiva (UTDP) foi muito dura, sobretudo os primeiros 20K. O calor fez muita mossa em muitos corredores, mostrando que a hidratação é das questões mais importantes num ultra trail, ou trail longo, realizado em pleno Julho.
Para os corredores da Crew do Correr na Cidade a sorte foi díspar. A assinalar o fantástico 20º lugar da geral e 10º na sua categoria para o Stefan Pequito (nos 60K) - na foto de amarelo -, que depois da lesão que teve no Louzan Trail já está a caminho da sua melhor forma física.
O Pedro Tomás Luiz desistiu a custo por lesão ao km 52 com uma forte dor na planta do pé. E o Tiago Portugal (na foto ao centro), que só queria fazer os 30K, acabou por fazer mais 10K em jeito de treino para o Ultra Trail da Sierra Nevada - 83K que vai fazer a 13 de Setembro.
Algumas notas para a organização, segundo os nossos participantes,o caminho estava mal assinalado o que levou muita gente a perder tempo em rotas erradas, tendo existido, segundo ele falhas nas fitas que assinalaram o caminho (e a cor amarela não é mais feliz para este tipo de provas).
Houve, claramente, um problema com as fitas que assinalavam o caminho. E este é um assunto que cada vez mais vem à baila nos trails e ultra trails. São situações que, para além de chatas, podem colocar em perigo a participação dos corredores. Para as organizações deste tipo de eventos há sempre que ter em conta que devem existir batedores antes da prova para verificarem que nada tenha sido alterado.
Apesar destes percalços, dizem os nossos ultra runners que foi um bom trail e que as paisagens foram fantásticas.