Sonhar mais alto - Apresentação da Team Salomon - Suunto Portugal
Ter a possibilidade de estar ao lado de quem admiramos, daqueles que são a referência na modalidade que mais amamos, poder livremente fazer perguntas e no final poder ainda correr com eles... é simplesmente comparável a dizer a uma criança para entrar numa loja de doces e comer tudo o que quiser.
E assim foi... A convite da Salomon e da Suunto Portugal, marcamos presença no evento de apresentação dos atletas que constituem da equipa portuguesa destas marcas para o ano de 2015.
Num ambiente bem descontraído, marcado por vários momentos, assistimos a uma breve apresentação destes atletas, a cargo do Telmo Dourado, bem como a um vídeo inédito, bem ao estilo da Salomon TV, que nos fez realmente sentir quem são realmente estes 3 colossos do Trail Running português.
Descobrimos entre outras coisas, que por exemplo Armando não gostava de correr ou que o Miguel começou pela natação, mas que teve de desistir porque simplesmente era demasiado franzino.
Falou-se também da recém discussão lançada pelo campeão mundial François D'haene, onde o Armando referiu que há outros aspectos das organizações bem mais importantes que os que estão a ser discutidos e que estão a ser negligenciados e a Ester Alves afirmou que se organizasse uma prova nunca permitiria que houvesse uma segregação.
Depois de tudo isto, no final tivemos a fantástica "cereja no topo do bolo" que foi poder desfrutar dos trilhos de Monsanto com esta fantástica equipa.
EQUIPA SALOMON SUUNTO PORTUGAL
ARMANDO TEIXEIRA (*)
Data de nascimento: 11/10/1975
Naturalidade: Leça do Balio, Matosinhos
Profissão: Técnico de laboratório de alta tensão
Altura: 1,72m Peso: 62kg
Facebook www.facebook.com/armando.teixeira
Página Web: http://www.armandoteixeira.pt
A paixão pela montanha, e particularmente pelo trail, surgiu em finais de 2008, ano em que começou a praticar atletismo para combater o sedentarismo e a rotina. Até então jogava futebol de salão, ténis e nadava esporadicamente. Participou em algumas provas de atletismo, mas foi no Ultra Trail da Serra da Freita que descobriu a beleza dos trilhos.
Em 2009 iniciou-se na prática das ultra maratonas em montanha e foi na Madeira que desbravou, pela primeira vez, mais de 100 km e onde alcançou o seu primeiro pódio. Desde essa altura que se vem superando nas provas de montanha mais duras e emblemáticas do mundo, como o Tor de Géants, com 330km e 24.000m de desnível positivo, percorridos entre os 4 gigantes dos Alpes – Monte Branco, Monte Rosa, Grand Paradiso e Monte Cervino.
Encontrou nesta atividade uma paixão, um grande equilíbrio pessoal e a constante busca da superação e de novos desafios.
Organiza desde 2013 os Trail Camps, um trabalho de campo para quem é ou quer ser trail runner, onde aborda temas como nutrição, lesões, material adequado, etc.
Em 2014 promoveu, na Serra da Estrela, o primeiro Km Vertical em Portugal, que serviria como antecâmara para a prova deste ano – a Estrela Grande Trail, que terá lugar entre 22 e 24 de maio, por trilhos que conhece como a palma da sua mão.
Armando Teixeira está na equipa Salomon Suunto Portugal há 4 anos, e no início de 2015 abraçou o desafio de Team Manager da equipa.
OBJETIVOS 2015
Transgrancanaria 125km (6 a 8 de março – 23º posição) (Circuito Mundial)
Madeira Island Ultra Trail 115km (9 a 12 de abril)
Azores Trail Run 48km (30 maio)
Ronda dels Cims 170km (25 a 28 de junho)
Ultra Trail du Mont Blanc 170km (24 a 30 de agosto)
Diagonal des Fous 173km (22 a 25 de outubro) (Circuito Mundial)
MIGUEL REIS E SILVA (*)
Data de nascimento: 03/11/1987
Naturalidade: Torres Novas
Profissão: Médico
Altura: 1,82m Peso: 65kg
Facebook: https://www.facebook.com/miguel.trs
Página Web: miguelorienteering.blogspot.fr
Desde criança que o desporto faz parte da sua vida: praticou hoquéi em patins, basquetebol e badminton, descobriu a orientação aos 11 anos, após ter sido 3º nos Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar em 2002. Manteve-se na orientação até à data, onde acumula participações nos Campeonatos da Europa e do Mundo, em representação da Seleção Nacional.
Em 2012 iniciou-se nas corridas de montanha pelas semelhanças à orientação e pela curiosidade em experimentar novos desportos. Desde essa altura divide-se entre a orientação e o trail running. As razões para ficar foram muitas, mas os sítios belissímos onde as provas se desenrolam e o ambiente único com pessoas que partilham a sua filosofia de vida foi o que o apaixonou.
O seu desejo não é alcançar um pódio, mas desfrutar e superar cada momento e marca obtida em harmonia com as restantes vertentes da sua vida.
Miguel Reis e Silva faz parte da Equipa há 2 anos e a prova que lhe traz as melhores recordações é Zagama-Aizorri, pelo seu ambiente especial.
Objetivos 2015
Maratòn Alpina Zegama-Aizkorri (17 de maio) (Skyrunning Continental Champs)
Mont Blanc Marathon (25 a 25 junho)
Matterhorn Ultraks (22 de agosto) (Skyrunner® World Series)
ESTER ALVES (*)
Data de nascimento: 22/07/1981
Naturalidade: Miragaia, Porto
Profissão: Assistente Técnica Laborial e Assistente de Investigação Médica FMUP (aluna de Doutoramento)
Altura: 1,68m Peso: 54kg
Facebook: facebook.com/ester-alves
Cresceu com o desporto, mas o seu percurso notável começou em 2002 no remo, onde integrou a Seleção Nacional e saiu vencedora em diversas provas. A bicicleta sempre foi o seu meio de transporte e um dia, a caminho dos treinos de remo, foi parada pelo carro da equipa de ciclismo Spol/Caixa Nova, que a convidou a fazer parte da equipa. Ester Alves fez a sua primeira prova de ciclismo, gostou e em 2008 mudou de modalidade, mas continuou a somar pódios. Em 2009 arrecadou dois títulos nacionais e uma presença nos Mundiais de Ciclismo em Mendrisio. Pelo ciclismo dividiu-se entre Portugal e Espanha, onde integrou uma equipa basca por quem disputou a Taça do Mundo e de Espanha.
A sua paixão pelo trail nasceu pela mão de um amigo, que a desafiou a participar no Ultra Trail dos Amigos da Montanha em 2011. Desde aí não parou, atingindo o seu ponto alto ao ser a 8ª atleta feminina a cortar a meta do mítico Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) em 2014.
O que a move é a superação e a realização pessoal para atingir o objetivo maior, a felicidade.
Ester Alves é o novo elemento da equipa e está entre as 10 primeiras atletas no ranking feminino do trail mundial.
Objetivos 2015
Transgrancanaria 125km (6 a 8 de março - 6º feminina) (Circuito Mundial)
Madeira Island Ultra Trail 115km (9 a 12 de abril)
Estrela Grande Trail 83km (22 a 24 de maio)
Campeonato do Mundo em Annecy (28 a 31 de maio)
Lavaredo Ultra Trail® 119km (25 a 27 de junho) (Circuito Mundial)
UTMB 170km (24 a 30 de agosto) (Circuito Mundial)