Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Saucony Xodus Ultra - Testadas e Aprovadas nos Alpes

occ 5.jpg

Creditos Tiago Portugal

Numa ultra todas as escolhas que fazemos influenciam a nossa corrida e desempenho e nenhuma é mais importante do que decidir as sapatilhas a levar. As novas Saucony Xodus Ultra em teoria pareciam perfeitas para o meu estilo de corrida e com as características a que dou mais importância, conforto e segurança. Mas este modelo da Saucony é muito mais do que isso e o OCC foi o teste final que as Xodus ultrapassaram com clara distinção.

PROS:
1. Conforto – desde o primeiro quilometro

2. Reatividade/Amortecimento - combinação perfeita

3. Tração – Falta o teste da lama e pedra molhada, mas por enquanto 10 em 10

4. Proteção

CONTRAS:
0. Por enquanto nada a apontar.  

É uma das grandes apostas da marca Saucony para trail em 2022.Num mercado cada vez mais competitivo e com várias das melhores marcas do mundo a competirem por serem as mais utilizadas nas grandes provas de trail é importante acertas nas escolhas e definir um caminho claro. E nisso as Xodus Ultra não falham. Como o nome refere um modelo desenhado para largas distâncias e para todo o público, talvez com exceção dos corredores de elite que não correm, mas “voam” nos trilhos e preferem modelos mais ligeiros e reativos. Mas para 80% do pelotão dificilmente algum corredor ficará desapontado com as Saucony Xodus Ultra.

É um sapato que funciona bem em uma ampla variedade de tipos de terreno e distâncias, bem talvez não seja a minha primeira para corridas muito curtas e rápidas. Um modelo com excelente combinação de reatividade e amortecimento para corridas de longa distância, e acima de tudo com um conforto incrível que sentimos do primeiro ao último quilometro. No meu caso foram 56 quilómetros de trilhos espetaculares pelos alpes e quer tenha sido a subir ou por exemplo na última descida de 7 quilômetros a sensação de conforto manteve-se sempre igual e constante. Não senti o sapato a ficar duro como acontece às vezes em alguns modelos em que no fim perdemos a reatividade e o amortecimento começa a piorar.

O design e o drop de 6 mm foram projetados especificamente para longas distâncias. A combinação de material PWRRUN PB e PWRRUN que se encontram no sapato é a razão do amortecimento reativo que nos permite correr sem problemas durante muitas horas. É uma entressola que nos dá muito conforto e que desfrutamos em qualquer tipo de terreno. Os quilômetros passam e o Saucony Xodus Ultra mantém seu desempenho. A nova sola feita com o composto PWRTRAC garante aquela versatilidade que gosto em longas distâncias e a aderência em todo o tipo de terreno é excelente.

occ1.jpg

A nova sola dos Xodus Ultra recebeu duas mudanças importantes em relação ao Xodus 11 que tornam o seu desempenho muito superior. A primeira coisa é que a sola foi dividida em três partes e isso torna a adaptabilidade ao terreno muito maior. Quando pisamos, o sapato agora tem a versatilidade de se adaptar mais ao solo, o que significa que mais tacos estão em contato com o solo o que nos garante mais tração. A isso, devemos acrescentar que a separação entre os tacos direcionais é agroa de 4,5 mm, ao invés dos 5mm, o que supostamente permite maior universalidade em termos de aderência. Toda essa teoria foi testada e aprovada nos Alpes. No OCC corri em alcatrão, estradão, trilhos com raízes, algumas pedras e não tive um único problema sentindo-me sempre muito seguro. Zero escorregadelas ou sentir o pé a falhar. Falta testar em condições molhadas que era a área na qual as Saucony Xodus 10 tinham algumas dificuldades. Quero realçar também a placa anti-rock, que protege muito bem a planta do pé, é gritante a diferença e dor no dia seguinte se corremos numa modelo com ou sem placa anti-rock.

occ 3.jpg

E para terminar os 2 maiores elogios que posso dar é que no dia seguinte à prova tinha os pés em condições para andar 20 quilómetros, não tive uma única bolha e ao contrário do que sucede 99% das vezes nos meus outros sapatos, tenho mais de 15 modelos de trail a uso atualmente, não tive nenhum calo no pé direito.

Por esta altura e se tiveram a paciência de ler tudo já perceberam que sou fã destas sapatilhas e se tivesse que ter um só modelo no meu armário a escolha seria os Saucony Xodus Ultra pelo conforto e eficácia em todo o tipo de terreno e distância.

Em equipa que ganha não se mexe e espero que a Saucony mantenha este modelo sem grandes alterações nos próximos tempos.

Boas corridas a todos