Saucony Xodus Ultra 2 - A saga continua
Tendo sido um grande fã da primeira versão dos Saucony Xodus Ultra foi com grande entusiasmo que recebi a versão 2 e rapidamente os coloquei à prova. As expectativas eram altas até porque foi com a primeira versão que corri os 55k do OCC em 2022 e quase todas as minhas ultras desde então e sendo a meu ver um modelo quase perfeito a nova versão podia trazer algumas modificações para pior até porque muitas vezes as sequelas costumam falhar e não ter o mesmo sucesso do original. Mas será esse o caso nas novas Xodus Ultra 2?
Depois de muitos quilómetros de testes deixo a minha opinião sobre a versão 2 dos Xodus Ultra.
Primeiro ponto positivo foi que a sola e entressola não sofreram grandes alterações sendo que as principais mudanças ocorreram na parte superior principalmente na malha que segundo a Saucony proporciona um melhor ajuste e segurança. Há uma nova parte superior com uma membrana elástica, Formfit, ao longo de toda a língua do sapato, para manter os detritos fora, a zona à volta do tornozelo tem mais estrutura e material e o sistema de atacadores tem dois novos furos para permitir uma maior estabilidade e personalização na forma de apertar e ajustar o sapato ao nosso pé, uma infinidade de configurações de aperto. Também são visíveis ao longo da parte superior várias perfurações de forma a tornar o modelo mais respirável e ajudar nas temperaturas altas com o aumento da circulação do ar.
Na parte superior mantêm-se na frente uma zona mais protegida em caso de querermos jogar à bola com alguma pedra.
Tudo isso contribui para uma parte superior segura e ajustada que permite atacar secções sinuosas e rochosas com confiança e sem grandes desequilíbrios do pé dentro do sapato. No geral, o ajuste lembra muito mais o Peregrine do que a versão um, para melhor ou para pior.
A meia sola continua a ser composta através da combinação das espumas PWRRUN PB e PWRRUN EVA que na versão 1 funcionaram muito bem. Os dois compostos misturam-se na perfeição proporcionado uma corrida agradável e com o amortecimento certo para longas horas nos trilhos. Temos um drop de 6mm, cada vez mais normal no trail, com 32,5mm de material na região do calcanhar e 26,5mm na zona da frente.
Por baixo, tem a mesma sola PWRTRAC, dividida em 3 partes, que a Saucony usa em quase todos os seus modelos de trail e que têm uma aderência muito boa em todo o tipo de terreno e com flexibilidade suficiente para permitir ao pé movimentar-se e adaptar-se em terrenos acidentados não parecedendo ao mesmo tempo um modelo pesado no asfalto. O que funciona e está bom não deve ser alterado por isso nesta área parabéns Saucony. A sola ainda é uma borracha PWRTRAC com uns tacos de 4,5 mm multidirecionais que agarram em todas as situações e não incomodam mesmo em longos troços de estrada ou de gravilha e graças à placa anti rochas, que é visível na sola, temos mais proteção contra os elementos naturais que existem nos trilhos.
Relativamente às partes do modelo que não mudaram da versão 1 para a 2 ou seja a sola e a meia sola as características da versão 1 felizmente mantêm-se intactas. Combinação perfeita entre amortecimento, performance e conforto para longas provas ou treinos e capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno mesmo as zonas com mais pedras graças á placa anti roca. Apesar de os tacos terem só 4,5mm a aderência em todos os terrenos que experimentei é muito boa, falta, no entanto, saber como se aguentam na lama ou em trilhos muito molhados.
Nas primeiras saídas com os Xodus Ultra 2 tive algumas dificuldades em acertar com o aperto e com a forma de colocar os atacadores. Sentia o sapato demasiado apertado na zona do tornozelo e se alargava um pouco mais o aperto dos atacadores sentia o calcanhar a andar de um lado para o outro. Tive que parar algumas vezes para apertar ou alargar os atacadores e experimentei diversas combinações com os furos extra até acertar com a melhor combinação. A meu ver não é tão confortável e linear como a versão 1 e causa algum desconforto até se encontrar o aperto ideal.
Já devem ter percebido que sou fã deste modelo da Saucony que continua a saga iniciada com os Xodus Ultra 1. Um modelo para quem procura a mistura ideal de conforto, segurança e performance para grandes distâncias em qualquer tipo de terreno. Um daqueles modelos que cabem em qualquer armário e são sempre uma escolha segura seja qual for a distância ou terreno. Apesar de ter demorado um pouco mais a descobrir o aperto certo para me sentir 100% confortável e com o pé trancado depois de o fazer a sensação de segurança é grande e não tenho nenhum receio de me meter em todas as descidas que vejo, mesmo as mais inclinadas.
Bons trilhos a todos