Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Saucony Peregrine 13 - Review

6.jpg

Por: Tiago Portugal 

Nos últimos anos a Saucony tem lançado novos modelos de sapatos de estrada ou de trail com elevada qualidade e desempenho que conquistam cada vez mais corredores portugueses e confirmam junto de quem gosta e aposta na marca que é uma escolha certa e segura.

Depois dos extraordinários Xodus Ultra que me acompanharam nos 55k do OCC chegam os novos Peregrine 13 e logo em 3 modelos diferentes (normal, gore-tex e ST). É a minha estreia neste modelo, que se vê muito nos trilhos portugueses, pelo que não vou nem posso entrar em comparações com as versões anteriores.

A impressão inicial foi que se iam sujar muito e depressa. Sapatos de trail brancos! Será uma das modas para este ano? Uma tela em branco pronta para ser pintada. 

8.jpg

Mas afinal as Peregrine 13 valem a pena ou não? Para saberem a minha opinião basta lerem até ao fim.

Primeiro as características técnicas:

  • Preço: 150€
  • Peso:270gr no tamanho 43, muito leve;
  • Altura sola:24mm frente /28mm calcanhar. Um aumento de 1,5mm do material PWRRUN à frente e atrás;
  • Drop:4 mm. Para muitos o compromisso ideal para andar rápido, mas exige alguma adaptação e uma técnica mais apurada;
  • Entressola: O clássico da Saucony, que oferece um grande amortecimento sem comprometer o conforto.
  • Palminha de 7mm: Uma palmilha particularmente grossa para ganhar mais amortecimento
  • Taco:5 mm. Tacos de proeminência média-alta que nos darão confiança em todos os tipos de terreno. Uma vantagem, já que a maioria dos rivais fica em 3,5mm
  • Sola:Borracha PWRTRAC da Saucony. Borracha pegajosa e durável que oferece tração e é resistente.

Este modelo é pensado para quem gosta de correr rápido em todo o tipo de trilhos e condições. O falção peregrino é considerado o animal mais veloz do mundo, atingindo os 320km/h ou mais, e este modelo da Saucony quer fazer justiça ao nome. Adapta-se a todo o tipo de corredores, sendo que os mais leves, até aos 70kg, podem alongar-se até ultras, no meio caso irei no máximo até aos 30k a partir dessa distância acho que o conforto dos Xodus Ultra é melhor para mim.

Um dos aspetos a considerar nas Peregrine 13 é o drop de 4mm que pode não ser o mais aconselhável para quem ainda é novo na montanha ou não tem uma técnica muito apurada pois implica uma alteração da passada e numa fase inicial pode causar algum desconforto muscular. Em contrapartida, serve para que quem corre bem nas montanhas possa atingir 100% do seu potencial com elas e sair na frente voando.

7 - sola.jpg

Sola

A sola é um dos pontos fortes deste modelo. Uns tacos de borracha PWRTRAC de 5 mm, um composto muito duradouro e com boas qualidades de tração, que se adaptam a diferentes tipos de terreno proporcionando um agarre muito bom em todo o tipo de superfície, seja ervas, terra batida, pedras ou lama. Neste último tipo de terreno foi onde mais corri com os Peregrine 13 e senti sempre muita tração e o modelo não agarra lama quase nenhuma. Mais um ponto a favor destes Saucony.

Um único modelo pronto para enfrentar todo o tipo de terrenos com confiança é simplesmente aquilo que se pretende se queremos um sapato versátil e preparado para todas as provas e para o desconhecido. A sola apresenta também uma placa de proteção de rochas, a zona verde visível na sola, que ajuda a aumentar o conforto e a proteção em trilhos mais rochosos sem comprometer a flexibilidade do sapato ou a sua performance.

2.jpg

O Peregrine 13 apresenta uma parte superior ligeiramente reformulada relativamente ao modelo anterior. O envolvimento do pé é fantástico e assenta como uma luva dando uma grande sensação de segurança. Em termos de tamanho o 43 calça corretamente e para quem como eu anda entre dois números, 42,5 ou 43, aconselho a ir para o 43. Durante a corrida o pé simplesmente não se mexe dentro do sapato e mesmo com um bom aperto dos atacadores não sinto nenhum desconforto no pé. O teste final para mim é correr mais de 2 horas com um sapato e chegar ao final e não ter calos no pé direito, algo que me acontece 90% das vezes em 2 locais específicos. Neste teste os Peregrine 13 passam com distinção.

9.jpg

Na entressola foi adicionado 1,5mm de espuma relativamente ao modelo anterior. Não sei se a diferença é percetível porque nunca usei os Peregrine 12 mas o amortecimento e conforto deste modelo é grande. Considero que é o modelo perfeito para treinos diários ou para provas até aos 30k. A entressola é firme, mas não demasiado dura, adequada para terrenos mais técnicos, terrenos mais compactos ou suaves penso que os Endorphin Edge são uma escolha mais acertada. 

Os Saucony funcionam muito bem comigo e depois dos Xodus Ultra os Peregrine 13 são mais um modelo que me surpreendeu muito e parece moldado especialmente para mim, mesmo tendo sido necessário uns treinos de adaptação aos 4mm de drop.

Este é mais um modelo vencedor. Desde a segurança e conforto da parte superior que fazem deste modelo uma extensão da nosso pé, o amortecimento e a proteção da entressola até á tração espetacular da sola em todo o tipo de terrenos, mas principalmente em terremos técnicos ou com lama não há como não fica rendido aos Peregrine 13.

1.jpg

Estou um fã confesso da marca e dia 5 de março nos 29k do Louzan Trail irei calçar os Peregrine 13 agora um pouco menos brancos 😊