Rock ‘n’ Roll Madrid Maratón - o Correr na Cidade na Meia Maratona
Por Bo Irik
Os meus amigos já sabem que uma das coisas que mais gosto de fazer, e cada vez mais, é correr. Assim, para o meu aniversário juntaram-se e ofereceram-me um dorsal para a Rock ‘n’ Roll Half Marathon de Madrid – a minha estreia internacionalnas provas de corrida.
Na sexta-feira passada, aproveitei o feriado e apanhei o avião rumo a Madrid, com a minha amiga Cláudia que iria participar na prova também.
Chegamos bem; hotel simpático, bom almoço e fomos levantar os dorsais. A SportExpo desta prova não deixou nada a desejar; zero filas, muita animação e uma gama muito vasta e internacional de expositores. Ainda tive a oportunidade de conhecer o simpático Glenn Martin, responsável da Endeavor Travel, especialista em viagens para corredores. A ocasião também permitiu encontrar algumas caras conhecidas e marcar um jantar “tuga” para a noite.
Antes do jantar, a Cláudia e eu aproveitamos para fazer um jogging pela cidade como último treino antes da prova. Estacorridinha permitiu logo confirmar que os espanhóis são excelentes no que toca ao apoio aos corredores citadinos. O jantar foitop. Reunimos 20 portugueses num jantar típico seguido de uns passinhos de dança.
Sábado foi dedicado a explorar a cidade, a qual já tinha visitado uma vez, e foi muito difícil restistir às cañas e também controlar os kms, pois Madrid faz-se bem a pé (mas não para quem tem prova no dia seguinte!). Aproveitamos a pasta party – uma refeição de massa gratis para os participantes da prova acompanhada de música e animação – que também foi uma experiência engraçada. É um conceito giro que junta os atletas no convívio na véspera da prova.
A capital espanhola também foi vítima (no bom sentido, claro) do hype do Running. Uma das principais ruas de compras, Callede Fuencarral, tem uma loja Adidas, uma Asics e ainda uma New Balance. Claro que também há uma Nike Store, na Gran Vía. É curioso que a New Balance é uma marca muito popular entre os nossos vizinhos, tanto para o running como para o dia a dia. O Parque del Retiro, com 118 héctares, é o espaço de eleição para os runners madileños, com muitos caminhos e algum relevo.
Após uma boa tortilla regressámos ao hotel para descansar para a prova que começara cedinho no dia seguinte pelas 9am, ou seja pelas 8am de Portugal, e ainda bem porque as previsões atmosféricas prometiam temperaturas acima dos 20ºC.
Queres saber como correu a prova? Aguarda... o race report está no forno... :)