Review: Supernova Riot 6 Climaheat - Sapatilhas de Trail
Por Tiago Portugal:
Esta sexta edição do modelo de trail da Adidas apresenta algumas alterações relativamente aos seus predecessores. O modelo que foi testado, cedido pela Adidas, é a versão Riot 6 Climaheat. Esta tecnologia permite um maior isolamento graças à utilização de fibras inspiradas em pele natural que retêm mais calor e permitem manter os pés quentes.
Concebidas para todo o tipo de terreno as Adidas Riot 6 são sapatilhas muito confortáveis, graças à construção sem costuras e com um bom apoio do arco plantar e do calcanhar.Em termos de design é um modelo sóbrio todo em preto com a zona interior e alguns pormenores em laranja.
A sola utiliza a tecnologia " TRAXION adaptativo ", o que proporciona máxima aderência em todos os tipos de terreno. Os tacos tem cerca de 4 mm. A borracha Continental, grande mais-valia deste modelo, proporciona máxima tração em superfícies molhadas.
Todo o pé é muito bem cuidado e rapidamente sentimos que o sapato se adapta ao pé, parece que estamos a calçar uns chinelos. O espaço para os dedos dos pés é generoso. Ter só em atenção o tamanho, o 43 ficou-me um pouco maior do que o habitual.
O conforto sentido inicialmente confirma-se ao longo dos treinos com as sapatilhas a terem nota muito positiva neste aspeto.
Mencionei anteriormente a malha em cima do sapato, que desempenha o seu papel de regular a temperatura e deixar o pé quente. Pelo menos na versão Climaheat a respirabilidade pode ser melhorada. Denotei alguma dificuldade na secagem dos pés, talvez devido à malha utilizada, a transpirabilidade não é a melhor, já ouvi que na versão normal este problema não se coloca.
A zona do calcanhar foi reforçada internamente e externamente através do prolongamento dos reforços laterais que se estendem desde o meio do pé até à parte posterior do calcanhar onde se juntam de forma a permitir a estabilização do calcanhar. A zona interior deste modelo é muito acolchoada. Nos vários treinos que efetuei com este modelo nunca tive problemas com bolhas e feridas, no entanto na serra nevada, ao fim de 8 horas com eles calçados comecei a ficar com duas grandes feridas na região do calcanhar. Penso que isto se deveu à zona reforçado do calcanhar que é mais dura do que o resto do sapato.
Para mim o ponto forte desta sapatilha é a sola Continental e o sistema Adaptive Traxion. A conjugação destes dois fatores resulta numa grande aderência e tração em todo o tipo de terreno. A borracha continental transmite segurança em todas as ocasiões, principalmente em pisos com muita pedra solta e pedra molhada. Testei as sapatilhas em todas as situações e só no terreno lamacento de Casaínhos é que senti algumas dificuldades de aderência, de resto portaram-se sempre à altura.
Tenho uma relação de amor-ódio com estas sapatilhas. Foram as minhas companheiras na Serra Nevada e se até meio da prova se portaram bem a partir do km 50 deixaram-me os pés em mau estado, bolhas e duas feridas no calcanhar que me moeram durante mais de 30km, durante algum tempo não os consegui usar novamente. Em treinos e provas até 3h este modelo é fantástico, muito conforto e grande segurança em todos os pisos. Mas atenção, a versão climaheat apesar de aquecer o pé tem algumas dificuldades na drenagem de água e em dias mais quentes os pés ficam demasiado quentes, a versão normal deste modelo resolve estes problemas.
Com mais de 300km feitos não apresentam nenhum tipo de desgaste e tenho sapatos para muitos mais quilómetros. O preço de venda ronda os 110 euros. Ótima relação qualidade-preço-durabilidade.
Os Adidas Riot 6 são um modelo muito funcional, adpatam-se a todos os tipos de terrenos e condições, especialmente indicados para corredores até 80kg que pretendam uma sapatilha estável, com um bom amortecimento e uma aderência fantástica indicados para todo o tipo de treinos e provas. Recomendo este modelo, sem a tecnologia Climaheat, para os próximos desafios.
Categoria: Neutros
Drop: 9-12mm
Avaliação (de 0 a 20):
DESIGN : 15
CONFORTO : 19
PREÇO: 17
ESTABILIDADE:20
AMORTECIMENTO: 19
Avaliação Total (de 0 a 100): 90