Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Review: PUMA IGNITE PWRCOOL

IMG_0244.JPG

Por Ana Sofia Guerra:

 

Condições de teste: corrida de 8 Km Marginal à Noite em Oeiras e pequenos treinos de teste em calçada.

 

Assim que recebi a caixa dos ténis para experimentar, comecei a pensar: “há quanto tempo é que não calço material da Puma? Já faz alguns aninhos, já”. Por isso, a curiosidade era mais que muita, até porque tenho ouvido bons comentários acerca do modelo masculino.

 

O primeiro grande teste foi na corrida Marginal à Noite e, coincidência ou não, terminei a prova em menos 4 minutos que no ano passado. Ainda corri um pouco com eles em calçada, mas ainda preciso de fazer mais uns treinos.

 

IMG_0246.JPG

DESIGN

 

No que toca ao design, confesso que gostei muito, pois fogem um pouco à imagem dos ténis “pesados” e cheios de cores diferentes e garridas. A cor deste modelo (perdão, cores) é patina green-silver metallic e eu adoro esta combinação! Contudo, as outras cores disponíveis para este modelo não são muito bonitas. Pelo menos este modelo que experimentei não era cor-de-rosa.

 

Em relação à construção, considero-a muito boa. Começando pela sola, esta apresenta uma linha direcional (que ajuda a manter uma passada mais natural) e uma borracha de base de carbono, que dá alguma leveza neste modelo.

 

 

IMG_0249.JPG

O amortecimento é diferente da maioria dos ténis que se encontram no mercado devido ao uso do PU (poliuretano) que confere uma maior resistência da estrutura dos ténis, mais conforto e, principalmente, uma retorno de energia mais eficiente para conferir maior rapidez de passada. Pessoalmente, e mesmo estando habituada a ténis mais pesados, achei o amortecimento muito bom.

IMG_0250.JPG

Como tem um tecido de muito fino (mas resistente) e sem costuras, não magoam os pés à frente. Este modelo denominado pwrcool apresenta uma tecnologia que auxilia na regulação da temperatura do corpo, de forma a preservar uma maior quantidade de energia. Resumindo: são muito respiráveis. Contudo, ainda não posso dizer como se comportam em dias de chuva.

IMG_0252.JPG

A língua do sapato também é muito fina e quase que não se nota quando os ténis estão bem apertados.

 

Outro facto importante tem a ver com os pormenores refletores que existem na zona atrás do calcanhar e nas zonas laterais, ideais para quem gosta de correr à noite.São ténis leves (258g), simples, adequados a atletas com passada neutra e que façam corridas de estrada não muito longas ou city trail.

 

CONFORTO

 

Até agora só tenho apontamentos positivos. A minha técnica de corrida não é a melhor, admito. Mas senti que os meus pés estavam confortáveis e arrisquei levá-los para uma corrida de 8 km, mesmo sem saber se iriam magoar os pés na zona plantar ou fazer bolhas.

O facto de serem muito flexíveis permitiu uma melhor adaptação ao pé para um melhor ajuste.

 

ESTABILIDADE

 

Para avaliar este ponto, preciso de os usar mais vezes. Contudo, devido à água que se encontrava no chão junto ao abastecimento na corrida da Marginal à Noite, deu para testar um pouco o seu comportamento com água na sola. Não escorregaram nem se molharam e continuei a correr como se o terreno estivesse seco.

 

IMG_0254.JPG

AMORTECIMENTO

 

Para além do tal PU explicado anteriormente, a entressola feita em espuma aumenta o nível de amortecimento dos ténis.Quanto à questão do drop, este modelo tem sido um pouco criticado por ter 12 mm mas, na minha opinião, não vejo isto como um ponto negativo.

 

Preço: 109,90€

 

Avaliação Final

Design e Construção: 19/20

Conforto: 18/20

Estabilidade e Aderência: 18/20

Amortecimento: 19/20

Preço: 18/20

Total: 92/100

 

Como apontamentos finais, pelo que vi e experimentei, estes ténis são mais adequados para corredores que gostem de apostar em corridas de velocidade, mas que não descuidam do conforto e bom amortecimento. Ao longo dos anos tem-se notado que a Puma tem investido em tecnologia aplicada a uma maior performance na corrida e tem apostado em melhorar o design dos modelos tanto de calçado como de vestuário. Na minha opinião acho que têm é de melhorar a escolha das cores, desde que mantenham este modelo patina green – silver metallic.

IMG_0256.JPG 

Boas corridas!