Review: New Balance Leadville 1210 V2
Por Sara Dias e Tiago Portugal
Modelo: New Balance Leadville 1210 V2
Testado por: Sara Dias
Características pessoais: Pronadora com 56Kg de peso
Condições de teste: Mais de 100km percorridos em trilhos por Monsanto, Serra de Sintra, Serra da Arrábida, Douro entre outros com grande variação de terreno e condições climatéricas.
Até há bem pouco tempo treinava apenas em estrada, os trilhos era algo que tinha curiosidade contudo sentia que não tinha aptidão física para tal modalidade, tal como muitos, adiamos até não haver mais hipóteses de fuga. Fui muito bombardeada para experimentar, no passado mês de Maio cedi á pressão e lá fui eu.
Problema número um: com que sapatilhas vou para os trilhos de Monsanto? Resposta imediata na minha cabeça: umas sapatilhas super baratas porque em breve desistes disto tudo!!! Mas como muita gente diz: "quem vai para os trilhos apaixona-se". Não fui excepção e apaixonei-me.
Fui aumentando a distância nos trilhos e a minha primeira opção de sapatilhas deixou rapidamente de cumprir as funções que eu pretendia. Começo à procura de outras opções, chateei muita gente, ouvi diversas sugestões e ficava cada vez mais baralhada. Afinal o que pode ser uma excelente escolha para mim, pode não ser para o outro. Decidi ouvir o que o Tiago Portugal pensava sobre esta saga na escolha de sapatilhas, temos gostos parecidos no que toca a calçado e eis que surgem os New Balance Leadville 1210 v2.
Assim que os calcei não tive dúvidas, era mesmo aquilo que eu queria, senti de imediato um conforto brutal, tinham sido desenhados à minha medida.
DESIGN E CONSTRUÇÃO
Relativamente ao design, posso dizer que as acho bonitas mas podiam ter mais opções de cores, este esquema de cores pode até ser bonito para alguns, mas para mim há outras conjugações mais atrativas.Este modelo tem na sua construção Fantom Fit, uma tecnologia exclusiva da New Balance que permite que as sapatilhas sejam mais arejadas, com um maior suporte nas áreas mais importantes dos pés sem que haja costuras, para além de conseguirem manter a leveza dos mesmos devido ao seu peso muito reduzido..
O tecido sintético utilizado na parte do peito do pé está preparado para se adaptar ao inchaço dos pés. Outro pormenor que me agradou imenso foi a língua ser nesga evitando a entrada corpos estranhos existentes nos trilhos. Para além de ter um almofadado generoso que protege muito o peito do pé. A marca promete ainda que todos o materiais são resistentes a todos os odores - posso confirmar a veracidade desta informação.
ESTABILIDADE E ADERÊNCIA
Este modelo só podia ter sola Vibram, conhecida pela sua aderência a todo tipo de solos incluindo aqueles bem impregnados de água. As transições de solo ao longo dos trilhos é bem conseguida sem que tenhamos medo de escorregar. Posso dizer que já percorri mais de 150km com eles e até hoje não caí. Na última experiencia, em solo enxarcado, voltaram a passar com distinção no teste. Possui ainda uma intersola com tecnologia Innovative REVlite, o que permite uma maior resposta e durabilidade diminuindo cerca de 30% em comparação a outras espumas com igual desempenho.
CONFORTO
Como já referi anteriormente, é uma sapatilha super confortável, pessoalmente não as uso muito justas ao pé e mesmo assim não tenho necessidade de as ajustar mais. Saliento ainda a compensação da palmilha no arco plantar, um ponto bastante importante para a nossa biomecânica.O conforto mantém-se, e mesmo em trilhos com muita pedra solta não se sente aquele impacto doloroso nos joelhos e lombar.
Em suma, quem procura uma sapatilha confortável com um excelente amortecimento e adaptabilidade a todo o tipo de solos, para fazer poucos km ou ultras, New Balance Leadville 1210 é a opção!
PREÇO
O PVP ronda os 120€, o que tendo em conta a qualidade dos materiais e de construção é um preço justo.
Avaliação Final
Design/Construção 18/20
Estabilidade e Aderência 19/20
Conforto 19/20
Amortecimento 19/20
Preço 18/20
Total 93/100
E agora veja o vídeo da review do Tiago Portugal deste mesmo modelo: