Review: La Sportiva Bushido
Por Nuno Malcata
A aposta que fiz nos La Sportiva Bushido na 1ª Impressão foi ganha! Após mais de 200Km de treinos com os Bushido foram os ténis que utilizei nos 53Km do Piodão Ultra Trail e passaram neste último teste com louvor.
Quando terminamos uma prova longa, e ao fim de mais de 9h nunca nos lembrámos dos ténis, é dos melhores elogios que lhes podemos fazer.
Com já cerca de 300Km feitos com os Bushido, nunca antes tinha testado tanto uns ténis antes da review final, apresento aqui as minhas conclusões finais acerca destes ténis.
A La Sportiva tem se afirmado como uma das marcas de referência em ténis para Trail, e nesta minha primeira experiência com um modelo da marca italiana posso comprovar alguns dos bons atributos normalmente atribuídos.
Os La Sportiva Bushido são uns ténis desenvolvidos a pensar na corrida em trilhos (Trail) com menos de 300g, drop de 6mm e sola FriXion para optimizar a aderência. Construidos para garantir máxima estabilidade em todos os tipos de terreno, com sistema de controlo STB, um novo conceito no controlo de estabiidade.
Gostei de muitos aspectos nestes ténis, existindo outros que podem afinados em próximas versões do modelo.
DESIGN & CONSTRUÇÃO
Como já referi no passado, gosto de ténis com um look agressivo, mais do que "bonitinhos".
Os Bushido enquadram-se nesse perfil, a começar logo pela conjugação de cores e padrões. O modelo que recebi em azul, vermelho, e pormenores em amarelo e preto é uma conjugação de cores fora do vulgar mas funciona muito bem. Claro que com os primeiros treinos todas as cores ficam esbatidas com o pó/lama, mas enquanto novos na montra da loja conquistam.
Em termos de contrução, os Bushido tem nota alta, bons materiais, resistentes, com bons acabamentos, sendo reforçado nos pontos onde é mais normal os ténis de trail "cederem".
Bem pensados ao nível de protecção do pé, tanto na parte frontal, como na utilização de placa de protecção e outras protecções.
A meio do pé a malha que envolve o pé e a componente de controlo fazem com que o pé fique bem alocado no ténis e funcionem como um todo.
A zona do calcanhar embora com bom material acolchoado é muito estruturada e firme, o que pode trazer algum desconforto inicial, como foi o meu caso.
CONFORTO
Os La Sportiva Bushido são uns ténis feitos para atletas relativamente leves e ágeis, não sendo na primeira abordagem os ténis ideiais para mim que sou mais pesado e com uma técnica menor. A adaptação aos Bushido foi feita progressivamente no meu caso, inicialmente, como indiquei na primeira impressão, fizeram-me bolha no calcanhar nas primeiras utilizações, mas ao fim de cerca de 100km esse problema foi ultrapassado.
À parte deste desconforto inicial no calcanhar, que acontece com alguma pessoas, mas outras não têm qualquer problema, os La Sportiva Bushido são uns ténis bastante confortáveis tanto para treinos mais curtos e agressivos como para treinos mais longos ou mesmo para provas tanto de média como longa distância.
Para o bom conforto contribui muito a forma ajustada como o pé fica preso dentro do ténis, sendo envolvido pela meia interior, pela estrutura rigida ao centro e pela língua que sendo fina é muito confortável e suficientemente comprida para atar bem os atacadores utilizando todos os furos não ficando com os mesmos acima da língua. Gostei muito da altura do calcanhar, envolve bem o calcanhar quase como uma bota ao contrario de outros ténis mais baixos onde sinto que o pé pode quase saltar se não tiver bem apertado.
Toda a componente de protecção já falada contribui para um bom conforto ao longo dos percursos, não sendo o pé massacrado em terrenos mais duros ou empedrados.
Como também já indiquei, o melhor elogio que posso fazer ao conforto deste modelo é indicar que depois de mais de 9h a correr em terrenos complicados no Piodão, os pés não ficaram com qualquer bolha ou assadura ou maleita estranha provocada por fricção ou mau comportamento dos ténis nesse tempo.
AMORTECIMENTO
Ao contrário de mim, os La Sportiva Bushido são uns ténis bastante leves. Tendo em conta que é um modelo para trail e com o nível de protecção que têm, o peso que têm é surpreendente.
Poderiam por este aspecto estar apenas preparados para atletas leves, sendo o nível de amortecimento menor, mas não senti qualquer problema com falta de amortecimento.
Não são uns sofás almofadados, mas não é isso que procuro nuns ténis de trail, com 19mm no calcanhar e 13mm na parte frontal são reactivos aos terrenos que pisamos proporcionando confiança e conforto com um bom nível de amortecimento em terrenos mais duros, exactamente como acho que deviam ser, e são.
ESTABILIDADE E ADERÊNCIA
Os Bushido têm uma estrututa bastante definida de posicionamento do pé.
À excepção da parte dos dedos dos pés que é mais larga, o que é excelente, tanto a parte média como o calcanhar são bastante estruturados, fixando o pé dentro do ténis e contribuindo desta forma para uma boa estabilidade. Sendo uns ténis para atletas com passada neutra, penso que se adaptam tanto no meu caso que tenho normalmente passada neutra, como penso que sejam igualmente adequados a quem tenha passada notoriamente pronadora ou supinadora, utizando palmilha apropriada.
A sola é feita de uma borracha com muita aderência e de muito boa qualidade, com tacos agressivos no meio para aderência em trilhos técnicos. A aderência é muito boa tanto na parte da frente para subir como na parte de trás para travagem nas descidas, como em terrenos molhados. Os tacos menos agressivos em amarelo nas bordas do ténis que se prolongam até ás laterais são adequados a terrenos menos técnicos e provas de resistência onde se rola mais e para aderência extra quando a passada for mais lateral consoante o terreno.
Nos cerca de 300Km que fiz com os Bushido corri em muitos tipos de terreno, desde gravilha, terra seca, lama, pedra seca e molhada, folhas, ramos e raizes, calçada, etc sendo a aderência sempre muito boa, e quanto mais corremos com eles, mais confiamos neles. Ao inicio ainda escorreguei algumas vezes em folhas ou raizes molhadas, mas ao fim de pouco tempo o controlo até dos momentos menos aderentes se torna fácil, permitindo atacar terrenos mais tecnicos cada vez com mais confiança.
Apesar de ter notado alguma degradação dos tacos interiores ao longo dos Kms, a aderência nunca foi comprometida até ao momento.
PREÇO
Preço de venda ao publico: 140 €
Sendo um valor elevado, não são uma opção para quem quer dar os primeiros passos em Trail e não quer investir tanto logo de inicio, mas justificam o alto valor por serem desde já uns ténis de referência no segmento mais alto, tanto pela elevada performance que permitem como pela boa construção e materiais em que são fabricados.
A nível nacional podemos encontrar algumas campanhas promocionais e adquirir a um valor um pouco inferior, como por exemplo online na loja Trail Run
CONCLUSÃO
AVALIAÇÃO FINAL
Design/Construção: 19 / 20
Conforto: 18 / 20
Amortecimento: 18 /20
Estabilidade/Aderência: 19 /20
Preço: 16 /20
TOTAL: 90 /100