Review: Frontal Silva 550
Por Stefan Pequito:
Como sabem, há uns tempos atrás participei na Ultra Pireneus e tive a sorte da loja Crossportfit, e os representantes da Silva, cederem-me o frontal Silva 550 para levar e testar. A marca Silva já esta no mercado nacional há muitos anos, sempre virada para o desporto, tais como a orientação, sky e corrida - desde de estrada à montanha. A aposta nestas modalidades e a produção de gamas específicas aliada à tecnologia da marca tem permitido aos produtos da Silva ganhar vários prémios.
Assim, estava bastante entusiasmado no seu teste. Quando o recebi gostei da leveza e da simplicidade do mesmo. A minha única dúvida residia na bateria do frontal. De salientar que a caixa contém o frontal, carregador, extensão do cabo e a bateria.
As características deste modelo são bastante interessantes: 550 lumen de luz, o que é muito bom. Quem corre sabe que não precisa disto tudo (aconselho no mínimo 170 máximo 250 lumens) mas estes lumens extra dão sempre jeito em zonas mais técnicas. E pude compravar isso quando estava a fazer a Ultra dos Pirinéus.
O frontal pesa 62 gramas, o que é bastante leve. E a bateria pesa 100 gramas. Separo estes dois itens por uma simples razão: o frontal permite usar a bateria acoplada ou então podemos colocar a bateria dentro da mala. Em alternativa podemos utilizar um acessório à parte e colocar no cinto pois traz um cabo extra que faz de extensão. Já usei das duas maneiras.
Silva Intelligent Light é uma tecnologia de distribuição de luz que combina a iluminação de holofote de grande ângulo com a iluminação localizada de longo alcance. Esta imagem única luminosa dá ao utilizador, simultaneamente, visão periférica e de longa distância. Para um corredor, esquiador de fundo, ciclista de montanha ou praticante de orientação noturna, isto traduz-se em menos movimentos da cabeça, mais controlo, melhor equilíbrio e mais velocidade. Esta parte foi um pouco copy past mas é a melhor maneira de explicar, sem dúvida esta tecnologia dá jeito pois faz a distribuição da luz de forma mais eficaz, evitado pontos mortos.
A simplicidade de uso é sem dúvida outro dos pontos fortes deste frontal. E só clicar uma vez no botão "on" e fica ligado no máximo, duas fica numa espécie de médio, que neste caso são os dois LEDs no mínimo, que dá muita luz. Clicar três vez ficamos com o mínimo, posso dizer tem luz suficiente, e por fim se deixarmos o dedo no botão fica a piscar no caso de emergência, muito simples.
Tem o certificado ipx8 o que dá para chuva mas, temos de ter algum cuidado no caso tenhamos a bateria na cabeça pois não sei até que ponto é assim tão à prova de agua.
Relativamente ao conforto, com a bateria na mala posso dizer que é muito confortável sem dúvida nem se nota que a temos na cabeça. Por outro lado com a bateria na fita já não é assim tão confortável, temos de apertar bem o elástico pois se ele fica um pouco laço o peso da bateria faz que a fita comece a escorregar e temos que constantemente corrigir isso, tornando a corrida numa dor de cabeça.
Por último a autonomia, no meu ponto de vista o calcanhar de Aquiles desde brinquedo, nas características de fábrica falam em 2 horas e 30 no máximo, 10 horas no Médio\Mínimo *algo que achei bastante interessante pois tínhamos mais luz e a mesma autonomia* e 20 horas na luz de emergência.
O que pude comprovar, e logo da pior maneira é que estes valores não corresponderam completamente à verdade. Ia todo contente nos Pirenéus em noite cerrada e puff nem uma hora me fez, a sorte é que tinha outro na mala. Achei estranho e quando tive oportunidade em casa realizei um novo teste. Carreguei bem a bateria e pus ligado nos 3 modos em frente ao telemóvel a filmar para ter a certeza do tempo que durava.
Resultados do teste: em modo máximo 1h02m; médio/mínimo 5h42m *pelo menos aqui foi consistente*. Voltar a carregar a 100% demora mais ou menos 3h, o que não é mau de todo. Mesmo que as características iniciais não fossem muito boas, pois já há frontais a fazer mais horas, isto não devia de acontecer infelizmente. Outra coisa que não gostei foi não ter a opção de poder por pilhas em caso de a bateria esgotar-se mas isso são pormenores.
Conclusão: É um frontal bastante interessante sem dúvida, com características bastante boas a nível de intensidade de luz e leveza, mas que tem muito que melhorar na questão da autonomia, pois de resto é um frontal de topo em termos de luz que imane, facilidade de uso e conforto.
LUZ MÁXIMA
LUZ MÉDIA
LUZ MÍNIMA: