Review Brooks launch 4
Brooks launch 4
Há umas semanas atrás comecei os testes a estas meninas, Launch 4, da marca americana Brooks. Verdade seja dita que nunca tinha testado nada desta marca, tão bem conceituada (do outro lado do Atlântico), e inicialmente tive as minhas dúvidas, em parte devido ao drop que têm e ao facto de não estar habituado a correr com sapatilhas com estas características.
Aqui vai a minha análise:
Estética e Conforto
Esteticamente é uma sapatilha bastante gira, eu tenho a versão vermelha (sou do sporting mas não me faz confusão), existem mais 4 variantes de cor o que é bom para os vaidosos. Em termos de estilo tem um estilo “veloz”, não é nada de outro mundo mas as vezes a simplicidade é uma vantagem "less is more", e no passado a brooks já teve sapatilhas bem estranhas. Relativamente ao conforto até agora são as sapatilhas de estrada mais confortáveis que tive. Não tenho nada a apontar neste campo, estas são as minhas sapatilhas de velocidade e só posso afirmar é que nunca me senti desconfortável com elas.
Construção
São umas sapatilhas muito bem contruídas, com um tecido muito maleável e respirável, onde as costuras não se sentem, o uper da sapatilha é bastante satisfatório segurando bastante bem o pé sem magoar os tendões, isso derivado a uma “língua” com alguma espuma, não muita mas a suficiente. A meia sola com a tecnologia ADN demonstra sem sombra de dúvida que funciona, trasmitindo conforto e uma impulsão extra que nos ajuda nas passadas. Até agora esta demonstra ser impecável. Apesar dos quilométros que já leva a sola até agora não demonstra desgaste. As sapatilhas tem um peso medio-leve 255 g no tamanho 42eu.
Sola e “MeiaSola”
A Meia Sola como já falei vem com a tecnologia ADN desenvolvida pela própria marca, conta com 10mm de drop, 27mm Calcanhar/17mm Frente do pé. Ao início e no meu ponto de vista o drop era bastante e fez-me confusão pois estou habituado a drops mais baixos, de 4mm. Por isso decidi meter as sapatilhas para treinos e provas rápidas e sem dúvida são indicadas para isso. Como já tinha dito a meia sola ADN é super confortável dando amortecimento e um impulso extra. A sola surpreendeu-me pela positiva pois o grip que tem para umas sapatilhas de estrada são ótimas, mesmo em zonas de terra agarram muito bem, onde corro é tudo calçada, estradas mal acabadas e estradões e não tenho tido problemas, o que dá para ver a qualidade do grip.
O preço ainda não se sabe muito bem pois se não me engano este modelo ainda não saiu na europa mas esta para breve e deve andar na casa dos 100€-120€. Existem já varias lojas que vendem Brooks em Portugal, como a 4Run em Lisboa ou a Runners no Porto.
Conclusão
São sem dúvida umas sapatilhas pensadas para bater records, mas sem comprometer o conforto e por isso fiquei fã. Agora aconselho as sapatilhas para pessoal leve e que já tenho alguma técnica de corrida, isto por causa do drop que é alto. Não tenho nada de mal, até agora, a apontar. As sapatilhas foram sem dúvida uma aposta vencedora da parte da Brooks, e vou andar mais atento às novidades da marca pois sei que vai sair muito coisa nova em breve.