Review: Asics Gel Cumulus 15 - para distâncias maiores.
Por Natália Costa:
Pela primeira vez tive a oportunidade de experimentar uns Asics, uma das marcas mais famosas entre os corredores.Já tinha observado várias vezes os muitos corredores e corredoras que usam esta marca. A mim, dentro da parceria que o Correr na Cidade fez com a marca para o treino Just Girls do passado mês de maio, calhou-me os Gel Cumulus 15.
Para além dos treinos regulares, onde corro sempre entre 9 a 12K, fiz com este modelo o treino das Just Girls, acima referido e ainda uma prova: a Scalabis Night Race.
Na minha opinião, e depois destas corridas todas (cerca de 50K) posso indicar que são umas sapatilhas muito leves, altamente respiráveis.
Possui uma rede na zona frontal que permite ao pé respirar muito melhor. Contudo, a nível de design acho-os pouco atrativos, as cores, branco e laranja não são as cores que mais gosto...
Sem entender muito de sapatilhas, o que me apercebi é que têm um reforço na zona posterior do pé, isto é no calcanhar, o que faz com que eu naturalmente vá bater primeiro no chão com o calcanhar, pois o peso e a sua estrutura deles assim me obriga. Como tenho, na maioria das vezes, experimentado sapatilhas mais minimalistas, confesso que não gostei muito da sensação, mas acho que é uma questão de hábito.
Apesar de não ter feito treinos muito longos, a sua estrutura leva-me a arriscar a escrever que este tipo de sapatilhas devem tornar-se mais interessantes em provas mais longas, como por exemplo, uma meia maratona.
Como referi anteriormente, sou uma grande adepta de sapatilhas minimalistas, porque gosto de sentir o chão quando vou a correr, e porque parece que faço menos esforço e tudo flui mais naturalmente. Mas em provas ou treinos superiores a 12 km, confesso que é deste género de sapatilhas como as Cumulus 15, que as corredoras necessitam - no meu caso ainda mais pois preciso de mais suporte para o meu pé e mais estabilidade a agravar o facto de sofrer da coluna e o Gel dos Cumulus serem uma grande ajuda para distâncias maiores.
Pontos positivos:
Suporte
Conforto
Respirabilidade
Resistência
Pontos negativos:
Design
Muitos cm de drop no calcanhar
Peso excessivo para provas ou treinos curtos
Observação final: estou "viciada" em ténis minimalistas (4mm de drop) e isso condicionou a minha apreciação deste modelo da Asics. Apesar dos 50K já feitos ainda não me habituei a eles. Tenho consciência que, como meu nível de treinos, é arriscado fazer uma Meia Maratona, ou distâncias superiores, em minimalismo, por isso a minha próxima Meia Maratona será com os Cumulus calçados. Assim, só os posso aconselhar a quem quer treinar ou correr distâncias maiores, onde poderão usufruir de toda a inovação que a marca aposta neste modelo. Para distâncias mais curtas, a Asics tem modelos mais interessantes. Boas corridas.