Race Report: Corrida da Cidade de Vendas Novas
Realizou-se no passado sábado, 17 de Maio, a 20ª edição da Corrida da Cidade de Vendas Novas, com mais de 1.100 atletas, além de uma corrida foi uma grande festa.
Do evento fazia parte 2 corridas, de 5 e 10Km e uma caminhada de 5Km.
Num fim de semana cheio de provas de Norte a Sul, com vários elementos da Crew do Correr na Cidade em outras provas, fui representar a Crew nesta prova e tive a simpática companhia de 2 convidadas, a Célia Francisco e a Paula Neto.
Fizemos o aquecimento até ao local da partida onde tive oportunidade de conhecer a Zita Brites do Gabinete de imagem e comunicação de Vendas Novas, mesmo antes da partida da corrida de 10Km, a que iamos partipar.
Dado que no dia a seguir tinha uma exigente prova de BTT, optei por fazer a prova a ritmo controlado, a disfrutar do fantástico ambiente popular que envolveu os atletas participantes.
A prova consistia em dar 2 voltas a um circuito de 5Km, o que tem vantagens e desvantagens, se por um lado torna o percurso mais monótono, por outro lado permite aos atletas serem mais envolvidos pelo apoio da população, algo que, quando o circuito é unico e mais abrangente geograficamente torna dificil ter apoio durante toda a prova.
Aproveitei a primeira volta para controlar o ritmo e na segunda gerir o esforço conforme o que já conhecia do percurso e terminei bem e contente.
Terminada a minha prova aguardei alguns minutos pela Célia e Paula que fizeram a prova juntas e tiveram um bom desempenho numa entreajuda mutua e amizade bonita de se ver.
E como ir a Vendas Novas e não comer bifana é como ir a Roma e não ver o Papa, acabámos o dia de volta da melhor forma em convivio alimentício.
Gostei da prova, do ambiente festivo e da companhia, a questão do circuito de 5Km pode ser melhorada com alguma ginástica geográfica.
A melhorar está a gestão da partida da corrida de 5Km e caminhada que coincidiu com o final de prova de alguns atletas mais atrasados, o que provocou alguma confusão, bem como alguns erros com as classificações.
Em 2015 voltarei para a bifana... e para Correr na Cidade :)