Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Race Report: Kalenji Prom Classic 2016, Nice, França

12401915_1199094243438129_4957731543388940874_o.jp

Foi no âmbito da Run Blog Camp da Kalenji, que já vos falei, que no domingo dia 10 de Janeiro de 2016 tive a oportunidade de correr pela primeira vez em França. Foi a “primeira corrida do ano em França”, a Prom Classic.

 

A Prom Classic é uma prova de 10km que decorre no início de cada ano na Promenade des Anglais em Nice, no Sul da França, na Côte D’Azur. É uma prova muito emblemática, pois decorre há dezenas de anos e o seu percurso estende-se ao longo da Promenade des Anglais, a avenida marginal de Nice, sempre ao longo do mar. Em termos de dimensão, se no ano passado a prova contava com 8 mil atletas, este ano houve cerca de 10 mil inscritos.

IMG_20160110_092126.jpg

Depois da Run Blog Camp para conhecer as novidades da Kalenji em 2016 e partilhar experiências com outros running bloggers da Europa, cada um foi ao seu quarto no hotel para descansar para a prova do dia seguinte.

 

Foi um luxo. O nosso hotel estava a cerca de 200m da linha de partida e meta da prova. Daí que o hotel parecia um hotel Kalenji. A Kalenji é o patrocinador oficial da prova e por isso o hotel estava cheio não só de bloggers, mas também de atletas da Kalenji de vários países (incluindo Portugal).

IMG_20160110_093047.jpg

Marcámos um ponto de encontro meia hora antes da partida da prova, pelas 9h30, para tiramos uma foto de grupo dos bloggers da Run Blog Camp. Para isso bastou acordar pouco antes das 9h porque o hotel era tão perto da partida. Ao pequeno-almoço tive que me controlar muito. Entre ovos mexidos, bacon, vários tipos de queijos, enchidos e patisserie française, limitei-me a aveia com queijo quark e um folhado e café. Tomei o pequeno-almoço com vista para a avenida onde atletas começavam o seu aquecimento.

IMG_20160110_093817.jpg

Sentia-me bem. Tinha dormido bem e estava uma manhã fabulosa. Cerca de 13 graus, que rapidamente subiram para 16 e solinho. Mal saí do hotel, estava na Pormenade des Anglais onde iria decorrer a prova. Dirigi-me ao stand da Kalenji para a foto de grupo e desejar boa sorte aos restante bloggers e colaboradores da Kalenji que iriam participar na prova.

  

Partida

Com 10 mil participantes esta prova envolve alguma logística. Para garantir um arranque fluído, havia vários blocos de partida. Muitos mais do que costuma haver em Portugal, na verdade. Havia o bloco da elite (<35’ para homens e <43’ para mulheres), 35’-40’, 40’-45’, 45’-50’, 50’-55’, 55’-60’, mulheres e 60’+. Sim, havia um bloco de partida para as mulheres antes do bloco final dos 60+. Não me perguntem porquê, mas achei interessante.

IMG_20160110_091852.jpg

Um aspeto curioso nestes blocos foi que, embora tenhamos indicado o nosso melhor tempo na inscrição para a prova, o nosso bloco não contava no dorsal. Cada um era responsável por saber o seu bloco de partida e respeitar os restantes atletas. Não havia controlo. Foi bonito ver que na prática foram muito poucos os atletas que não respeitaram os blocos e rapidamente foram ultrapassados. O arranque da prova foi feito por vagas, consoante os blocos. Na prática, este sistema funcionou muito bem. Nada de ziguezagues. Foi perfeitamente possível arrancar ao meu ritmo pretendido e mantê-lo ao longo da prova.

  

Ambiente / Percurso / Abastecimentos

Fantástico. O ambiente foi fantástico. Penso que a manhã solarenga ajudou muito. Houve um aquecimento animado e calmamente os atletas dirigiam-se aos respetivos blocos de partida. Paralelamente também se sentia que alguns atletas estavam ali para PBTs e cheirava-se alguma competição no ar. Para animar os atletas, os primeiros 500m, que também correspondiam aos 500m finais, pareciam um túnel de apoiantes. Em Nice é “allez allez” em vez do “dále” espanhol. Gostei muito. Mesmo ao longo do percurso havia apoiantes e a organização também tratou de colocar três bandas de percussão e até dança ao longo do percurso. Desta forma, com um percurso de ida e volta, passámos por música 7 vezes. Os tambores têm realmente um efeito acelerados nos atletas :D

IMG_20160110_100133.jpg

O percurso é muito bonito. Num percurso muito plano de ida e volta temos por um lado edifícios muito elegantes e imponentes, característicos de Nice, e do outro lado o mar e palmeiras típicas da Côte d’Azur. O piso, sempre asfalto e em bom estado. É realmente um percurso rápido. Os primeiros atletas fizeram tempos abaixo dos 30min.

IMG_20160110_110051.jpg

Por volta do km 5,5 encontrava-se um abastecimento de copos de água, laranjas, bananas e figos. Fiquei-me pela água. Há quem não goste da água em copos, mas pessoalmente até gosto. É prático e amigo do ambiente. Na meta, nada de engarrafamentos. Estava à nossa espera uma medalha, água, isotónico e um “buffet” de laranja, banana, frutos secos e bolo.

 

Anemia e desempenho

Com a anemia que me tem acompanhado estes últimos meses, tenho corrido pouco. Correr pouco não implica estar parada. Tenho feito bastante RPM, Elíptica e Yoga para não perder a forma. Quando me inscrevi na prova ainda não sabia da anemia e inscrevi-me como sub-50, pois o meu melhor tempo aos 10km era 48min. Entretanto, adaptei as minhas expectativas e embora gostasse de cumprir com os sub50, decidi ouvir o corpo e baixar o ritmo, se necessário.

IMG_3914.JPG

Arranquei e deixei levar-me pelo entusiasmo e pela energia das 10mil pessoas que enchiam a Promenade des Anglais a correr. Comecei uns 100m à frente do pacer dos 50min e idealmente mantia-me à sua frente. A animação ao longo da prova por parte dos apoiantes, o espírito dos atletas e a fantástica paisagem entre a bonita cidade de Nice e o mar fizeram-me conseguir manter o pace abaixo dos 5’/km. Sentia-me bem. A temperatura estava certa. Para me entreter fui apoiando os atletas de pelotão que já vinham no retorno e fui-me metendo com o pessoal que estava mascarado à super-herói.

  

Curiosidades

IMG_20160110_094100.jpg

- são os primeiros 10km do ano em França

- 17ª edição

- 10 mil participantes

- 323 participantes na Mini Prom' (prova para crianças)

- 400 voluntários

- 63% homens vs 37% mulheres

- 27 nacionalidades

 

Conclusão

Sinceramente nunca estava à espera mas acabei por bater o meu melhor tempo aos 10! Será do equipamento da Kalenji? Estou a brincar. Acredito que tem a ver com os meus treinos de RPM (cycling indoor) e elíptica. Adorei cada passo que dei nesta prova. Foi uma manhã fantástica. Com um tempo oficial de 47'27'' fiquei no top 10% do meu escalão. Estou mega satisfeita.

 

 

Para quem se procura “internacionalizar” no mundo das provas de corrida, penso que a Prom Classic é uma excelente aposta. Nesta altura do ano há passagens aéreas a menos de 100€ e hotéis a menos de 50€ por quarto duplo por noite. A Côte d’Azur tem um clima agradável para correr nesta época. Mas o mais importante: a prova é muito gira e para além disso a cidade de Nice merece uma visita pela sua arquitetura, ambiente e culinária.

IMG_20160110_123731.jpg

Merci, Kalenji! Merci, Nice!