Race Report: 1º Trail de Almeirim - O treino longo de trail mais rápido de sempre
Por Nuno Malcata
A menos de uma semana da estreia em Ultra Trail no Piodão, troquei a multidão da Meia Maratona de Lisboa por um treino longo, e supostamente calmo, no 1º Trail de Almeirim.
Depois de 2 semanas de treinos intensos, a preparação para o Piodão estava feita e o Trail de Almeirim servia para rolar tranquilo, afinar os últimos pormenores na alimentação e equipamento a levar para o Piodão.
Parti de Lisboa bem cedo com a Bo e alguns amigos, para nos encontrarmos em Fazendas de Almeirim com a Liliana, Luis e o Nuno Ferreira.
Chegados a Fazendas de Almeirim, foi hora dos últimos preparativos e foto de grupo mesmo antes do Breefing e arranque da prova.
No grupo havia ritmos distintos, se para o Luís a prova seria rápida e sempre a abrir, para a Liliana seria um desafio fazer a sua primeira prova de 30Km em Trail, mas eles farão as suas race reports muito em breve. Nos restantes 5, alguns estavam condicionados com pequenas lesões pelo fiquei de ir ao meu ritmo, mas o João muito mais rápido que eu decide que não é dia de soltar a franga e vai comigo.
Feita a partida, como sempre arranco lento, muito lento, e fico na retaguarda do pelotão, os primeiros 30m de qualquer prova, se não aquecer como foi o caso, custam-me sempre. Aos poucos vou me sentindo melhor e vou ultrapassando alguns colegas até que chegamos ao primeiro abastecimento logo aos 5km, sem andar um único minuto, alto inédito para mim numa prova de Trail. Cubinho de marmelada para adoçar a boca, um pouco de agua e siga que isto ainda agora começou.
Começam as subidas e finalmente começo a acalmar um pouco o ritmo, mas sempre acima das expetativas, correr com alguém que está vários furos acima, e sempre com disponibilidade dá nisto, e o João é um poço de energia e boa forma. E foi assim até aos 20km, sempre a parar o menor tempo possível nos abastecimentos, mas com grande dificuldade em sair dos mesmos, dada a quantidade e qualidade do que estava à disposição.
Aos 20Km com cerca de 2h30m, derivado do esforço da semana anterior, e da massagem do dia anterior, o gémeo direito deu sinal de não querer puxar nas subidas e tive de acalmar o ritmo. Feitas as subidas do km20 ao 25, no último abastecimento aos 25km, com cerca de 3h20m começo a pensar que dá para acabar a prova em menos de 4h.
Quando corro em provas, pouco penso em tempos, sempre fui lento e pesado e desfruto de correr pelo prazer que tenho e não pelos tempos que faço. Se tiver de parar para falar, tirar fotos, ou o que for, não stresso minimamente, e foi estranho mas motivador pensar em terminar a prova em menos de X tempo.
Se no km25 o pensei, no km26 partilhei este pensamento com o João, e soltei o demo, assim que lhe disse ele solta um "então vamos lá!" e acho que foi o último segundo que tive hipótese de dar uma respiração mais profunda. Foram 5km, em ritmo muito acima do que é a minha capacidade, literalmente com os bofes de fora, mas ainda consegui puxar por mais um companheiro no último km, que já só queria andar, mas terminou a corrida comigo e com o João a correr a bom ritmo. (Boa Flávio!)
Fechada a prova em 3h53m, graças ao grande ritmo e companheirismo do João que nunca me "largou" e tirou de mim uma performance que não sabia que tinha. Apesar de lento para a grande maioria, para mim foi surpreendente.
Não apenas surpreendente, mas de realçar, foi toda a organização nesta primeira edição do Trail de Almeirim. Parabéns à A20KM Trail Running Team e Secção de Atletismo da Associação 20 km de Almeirim pelo ótimo trabalho, como a todos os voluntários e equipas presentes que contribuíram para o sucesso desta prova. Não querendo faltar com nenhuma componente, desde as marcações do percurso, pontos de segurança, abastecimentos, pontos de controlo, massagens, banhos e alimentação, tudo correu de forma exemplar. Obrigado a todos e até para o ano, não faltarei!