Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Querem sentir uma cidade num treino?

image1.jpeg

Há uns anos sonhava com uma cidade mais internacional. De gente de várias nacionalidades com mentalidades mais despreocupadas, mais interessada em si (sem ser egoístas) e nos seus próximos que na vida alheia e naquilo que os outros pensam. Ficava sempre deslumbrado com outras cidades, por essa Europa fora, que eram um misto de nacionalidades, espaços cosmopolitas, com liberdades para todo o tipo de pensamento. 

Hoje, cerca de 15 anos depois de ter vindo de um par de anos a viver nos Países Baixos, vejo a minha cidade de Lisboa cada vez mais próxima disso. E com uma benesse - e não, não é tempo e o sol - a nossa simplicidade e ainda alguma ingenuidade salutar e uma escala muito humana que nos faz ser um povo moderno, mas sem perder raízes.

image0.jpeg

E o que tem esta a conversa a ver com um blogue de corrida? Tudo. Hoje ao fazer mais um treino Happy Mondays, ao passar pelas ruas do Castelo, da Mouraria, do Martim Moniz, do Bairro Alto e passei essa cidade que tanto desejava há uns anos. Ouvi francês, inglês, espanhol, italaniano, criolo. Passamos por cabeças loiras a beber cerveja e cabeças morenas a beber o que lhes apetecia. E ninguém achava estranho vários pares de malucos a correr ao frio, nas subidas de Lisboa, a falar e a sorrir. É uma experiência.

Há uns anos a Salomon chamou-lhe City Trails. Nós, no Correr na Cidade chamamos de Happy Mondays e se há treino que faça jus ao que é correr numa cidade é este. E se há treino que que nos mostre o fervilhar de uma capital como Lisboa - grande e pequena, ocupada e ao mesmo tempo preguiçosa - é este. Deviam experimentar. Deviam vir sentir e cheirar a cidade. É a melhor forma de começar a semana e a mais lisboeta de terminar uma segunda-feira. 

Vemos-nos por lá.