Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Que calor dos infernos... Dicas para a correr com tempo quente

Está calor não está? Cada vez mais se torna mais difícil ir treinar devido às temperaturas altas, o ser humano é um animal de hábitos e passamos as estações mais frias do ano e mesmo este mesmo até na Primavera a treinar em horários, que com as temperaturas actuais se torna insuportável treinar devido à temperatura que se faz sentir.

Picture2.png

 Sim, vamos lá desmistificar uma coisa antes de começarmos, com muito calor o nosso rendimento não é o mesmo e não à nada de mal com isso, portanto é normal que o nosso pace caia alguns segundos face ao normal, tenham paciência e não entrem em desespero o importante é manter a cadencia de treinos para não perder muito a forma.

 

 

Seguidamente enumeramos um conjunto de dicas para correr em dias quentes que podem e devem usar, muitas delas são senso comum mas nunca é demais lembrar.

 

 

1. Protector Solar, quando corremos a nossa pele fica exposta ao sol e aos raios UV, não estou a falar apenas da cara mas todas as zonas que tiverem descobertas. Este deve ser de factor de protecção elevado e ser ser resistente ao suor para que não saia quando transpiramos e não deve tapar os poros, hoje em dia existem muitas e boas opções neste sentido.

 

2. Usar chapéu e óculos escuros enquanto corremos, vai proteger também a nossa cabeça e principalmente a nossa face e os nossos olhos em relação aos raios solares. Para além disto, o chapéu vai prevenir também que a transpiração não escorra pela nossa cara e se o encharcarmos em água e o colocaramos na cabeça temos um mini ar condicionado na cabeça.

 

3. Procurem as sombras. Correr directamente "à chapa" do sol é uma sensação muito incomoda, desta forma procurem percursos de treino mais arborizados e com mais sombras, para além de serem mais frescos, correr junto de árvores é sempre mais agradável. Em provas isto também se aplica, procurem sempre a sombra quando possível isto vai baixar a vossa temperatura corporal e diminuir o desgaste.

 

4. Usar roupas frescas e transpiráveis. Roupa de algodão não é aconselhável de todo, usem roupas de material técnico, hoje encontram-se facilmente em qualquer superfície comercial. Existem também a questão das cores, está provado que cores mais escuras absorvem mais o calor, contudo na minha opinião com o nível de tecnologia que as marcas colocam hoje nos têxteis, essa questão não se põe assim tanto.

 

5. Treinar mais cedo ou mais tarde, excepto se... O que quero dizer com isto, procurem treinar bem ao início do dia ou bem ao final do dia, procurando as horas em que as temperaturas estão mais baixas, excepto, repito excepto se estiverem a treinar para uma prova específica, uma seja uma prova que decorre à hora de maior calor e neste caso este ambientação à temperatura também faz parte do treino.

 

6. Comece de devagar, mais devagar que o habitual, com o calor o nosso ritmo cardíaco é maior, por isso vá com calma e vá aumentando a intensidade à medida que se vá sentido bem, não estiver confortável com um ritmo mais acima, relaxe e reduza um pouco.

 

7. Leve dinheiro. Isto aplica-se seja Verão ou Inverno, levar algum dinheiro com connosco para fazer face a algum imprevisto é sempre importante, como por exemplo apanhar um táxi, caso queria abortar o treino ou no Verão para comprar uma garrafa de água de emergência, ou melhor ainda comprar um gelado no final do treino como recompensa.

 

8. Sal e Alimentação. Caso seja um treino acima dos 45/60m convém levar algo sólido para comer, de forma a repor os nível de glicose no sangue.Quando corremos transpiramos e pelo suor são expelidos sais minerais fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo, logo é fundamental que os vamos repondo, podem uma bebidas isotónicas ou outro tipo de electrólitos para fazer este trabalho, eu pessoalmente como enjoo bastante o sabor de muitos destes produtos uso cápsulas de sal que se tomam como um comprimido.

 

9. Hidratação, estavam a pensar que me esquecia deste, pois este é essencial é FUNDAMENTAL manter o corpo hidratado durante o exercício, mas não só durante, o antes e o depois também são essenciais, o nosso corpo é formado essencialmente por água e convém que esta renovada com este bom hábito de nos mantermos diariamente hidratados. Durante a corrida, deve beber água em pequenas porções e de forma pausada, a regra de um gole de água de 10m em 10m funciona muito bem.

 

10. Cansou... Parou... Regra número um é ouvir o nosso corpo, se sentir sinais fortes de exaustão, tonturas, por favor parem imediatamente, procurem ajuda caso seja caso disso, bebam muita agua, procurem a sombra ou refresquem-se para baixar a temperatura corporal, uma tolha encharcada na testa ou sobre os ombros, ajuda muito neste processo.

 

Cuidado com o calor e bons treinos.