Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Quantos km's tem o Trail de Bucelas?

lDfOqUasUkisRCVGP9R0Mx1Kea_0L-XzYsiIVS1lNSI.jpg

Este ano na sua quarta edição, o Trail de Bucelas tem uma nova distância. Falámos com Maria José Couceiro do Grupo Bucelas Aventura que organiza esta prova de cariz solidário e que já entrou para o calendário nas provas de trail às portas de Lisboa - tanto que os dorsais estão esgotados há mais de duas semanas. Fiquem a saber qual a altimétria e, claro, a distância da prova.

 

Este ano o Trail de Bucelas tem apenas uma distância - para além da caminhada. Porque razão escolheram esta distância? 
Esta distância  (21km) resulta da média das últimas provas e pensamos ser uma distância acessível a todos, além disso e para conseguirmos integrar a caminhada, que nos tem sido solicitada em todas as edições, tivemos que optar por fazer uma prova de trail só com uma distância. A falta de apoios também tem dificultado bastante a organização que como já sabem é 100% voluntária.

 

Em termos de percurso, será muito diferente do feito o ano passado? Há novidades? Como serão as marcações?
Todos os anos tentamos variar para que os repetentes tenham sempre novidades e, também, para mostrar o mais possível a nossa região, embora haja sempre pontos coincidentes com a edição anterior. A grande novidade será a distância unica de 21 km no trail, e também uma caminhada/mini trail de 12 km. As marcações serão feitas com fitas brancas e vermelhas, com placas de mudança de direcção, marcações no pavimento, placas com a indicação de todos os quilómetros tanto para controlo da evolução da prova, para qualquer um saber em que quilometro se encontra, para no caso de algum incidente o socorro ser, assim, mais eficiente. Também existirão nos cruzamentos de estrada, que são pontos mais sensíveis a nível de segurança, forças policiais e elementos do staff para que não haja qualquer tipo de duvidas. Haverá ainda bombeiros distribuídos pelo percurso para todo o tipo de apoio necessário.


Quantos, e a que quilómetros, existiram os abastecimentos? Qual a altimetria da prova?
Existirão três abastecimentos no trail: ao km 7 , km 14 e chegada, todos de líquidos e sólidos.Já a caminhada terá 1 abastecimento ao km 7. Como já vem sendo tradição, teremos o famoso cacau quente para todos antes da partida.A altimetria será de 690 D positivo no trail e de 360 D positivo na caminhada. Temos alguns pontos que são já bastante conhecidos, por exemplo a travessia do rio Trancão e a cascata do Boição. 

Altimetria do Trail

Altimetria 21K.jpg

 Altimetria do Trail

Altimetria Caminhada.jpg

 

Quantos inscritos esperam para o trail e para a caminhada?
Inicialmente tínhamos aberto inscrições para 500 atletas no trail e 200 caminhantes, no entanto já ultrapassámos bastante esse número .Infelizmente e por falta de apoios não conseguimos aceitar mais inscrições.

1654304_10201279368258355_1832476232_n.jpg

5. Como adjetivam este Trail, para aqueles que estão a pensar ir pela primeira vez?

Este é um trail bastante equilibrado em termos de desnível, com muitos single tracks, subidas não muito longas mas explosivas, alguma pedra solta e costuma ter uma convidada, se chover, que é já a nossa coqueluche: a nossa amiga lama, que traz bastante diversão... As razões para a estreia? Têm o esforço e empenho de muita gente para que todos os atletas se sintam sempre acompanhados e muito bem recebidos numa Vila que fica mesmo às portas de Lisboa e de fácil acesso para virem treinar ao longo do ano e é feito de e para amantes deste desporto. A juntar a isto, este é um evento 100% solidário que reverte na integra para uma instituição tão Nobre. Desta vez estamos a angariar dinheiro para equipar a nova ambulância desta corporação. Orgulhamo-nos de não nos lembrarmos dos Bombeiros só quando precisamos e sabemos que com a ajuda de todos estes atletas podemos estar a ajudar a salvar vidas.Por isso, OBRIGADO POR NOS AJUDAREM A AJUDAR e esperamos que se divirtam muito.

10342988_822901937776201_6304925468276854736_n.jpg