Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Principio da reversibilidade. Truques para que saías desta espiral...

"Nada é impossível para aquele que persiste "
Alexandre, O Grande

 

Ontem falamos sobre o princípio da reversibilidade aplicado ao desporto e como este nos afecta no nosso desempenho desportivo após uma paragem num determinado período de tempo e como nós inconscientemente nos esquecemos disso, levando a que uma actividade lúdica, passe a ser uma fonte de stress e frustrações.

 

Homer2.png

 

Como não queremos que vivas nessa frustração e que ela te leve à desistência, deixamos-te seguidamente um conjunto de pequenos, passos ou dicas que podes seguir, caso estejas ou tenhas um amigo com esse problema.

 

1. Consciencializar. Ter a consciência que esta perda de performance é normal e que também é passageira com a continuação dos treinos.

 

2. Pensamento Positivo. Focar a nossa mente nas sensações boas que tínhamos quando corríamos e saber que mais cedo ou mais tarde elas vão aparecer de novo.

 

3. Começar devagar. Ir com calma no inicio, reduzir o volume e a intensidade dos treinos e ir progredindo sem pressas.

 

4. Esquecer as provas. Não pensar em provas no curto prazo. Manter o mesmo pensamento que todos tínhamos do começo da corrida - Um dia gostava de fazer uma prova de 10k.

 

5. O nosso corpo tem memória. É quase como andar de bicicleta, lembrar que no fundo não estamos a começar do zero, o nosso corpo sabe o que fazer, apenas está enferrujado.

 

6. Flat Ground. Escolher percursos com um grau de exigência baixo e com uma vista agradável.

 

7. Compare. Anote as distâncias e os tempos e compare os mesmos com os das semanas passadas, vai notar que evoluiu e isso lhe vai dar pica.

 

8. Escute o corpo. Treine com banda cardíaca, faça uma avaliação física para saber as suas zonas de treino e siga-as para não entrar em loucuras.

 

9. Reforço. Corrida não é só corrida, procure fazer um pouco de reforço muscular, vai fazer maravilhas pelas suas articulações.

 

10. Amigos. Procure treinar com um amigo, isso irá trazer uma motivação extra, se conseguir trazer uma amigo que nunca tenha corrido e queira começar melhor, vai trazer-lhe um propósito extra, um espírito de missão.

 

11. Desistir é morrer. Não desistir, não és fraco se corres a 8m/k, fracos são a aqueles que desistem e estúpidos aqueles que por algum motivo te gozam por isso.

 

12. Disciplina. Manter a disciplina nos treinos é fundamental, não só se cria rotina como também aumenta a percentagem de evolução.

 

13. Acreditar. Assim de tudo acreditar, acreditar no treino, acreditar em vocês próprios e ter a certeza que fizermos as coisas da maneira certa e na dose certa, logo, logo estás de regresso a onde queres estar.

 

Espero que tenhamos ajudado de alguma forma.

 

Bons treinos e bom regresso.