Foto por Miguel Martins
Conhecem o apresentador
João Montez? Ele foi desafiado pela ASICS para correr a Maratona do Porto. E claro, aceitou! Foi a sua
primeira maratona. Fomos falar com o João, um habitual corredor de 10/15km,
antes da maratona. Conforme prometido, segue também uma entrevista por parte do João sobre a experiência:
1. João, parabéns, parece que temos "maratonista"! Como correu?
Muito obrigado! Correu muito melhor do que estava à espera. Devo dizer que os primeiros 32 kms foram a "deslizar"...! Estava a contar com momentos difíceis a meio da prova mas... pelo contrário. Senti que estes primeiros quilómetros foram o resultado do treino que preparei, juntamente com o Fábio Soares, o meu preparador físico. Estava com a energia no máximo!
2. Esta primeira maratona foi mais fácil ou mais difícil do que esperavas?
Não querendo retirar a dificuldade que uma prova desta dimensão acarreta, senti que foi mais fácil do que esperava. Apesar de nos últimos kms ter sentido (e bem!) a distância nas pernas, literalmente. A acrescentar ainda o facto de, dias antes da prova, ter começado a sentir uma ligeira dor no iliopsoas. Talvez devido à sobrecarga resultante do número de treinos finais e também do movimento repetitivo (e excessivo) sobre o quadril. Mas, dias antes, confesso que comecei a ter, de alguma forma, expectativas mais baixas.
3. Qual foi a parte mais difícil?
A fase final, os últimos 7 kms. Muito devido a essa dor sentida, dias antes. Creio que agravou no dia da prova. A lesão nesse músculo acontece quando lhe é imposta uma carga maior do que a que ele suporta, seja por excesso de treino, fraqueza ou até mesmo encurtamento muscular. Já esperava que me fosse dificultar a prova, em determinado momento. Ainda assim, foi mesmo no final. Faltava tão pouco, não haveria como desistir...!
4. Tens alguma dica para quem se vai estrear nos 42km em breve?
Se fez a devida preparação, o descanso é fundamental nos dias anteriores à prova. Faz parte do treino. Vai sentir um boost gigante no dia da Maratona. Foi o que me aconteceu!
5. Quais foram as sapatilhas que escolheste levar? Foi também com estas que fizeste os treinos todos?
Na última fase do treino e, mesmo até ao dia D (da maratona), usei as
ASICS Gel-Kayano 24 pois sabia que eram as indicadas para mim, neste tipo de prova. Mas nos meses anteriores de preparação, fui alternando com as
ASICS Roadhawk. Para uma corrida intervalada, mais rápida e bem mais leves, estas últimas.
6. Tencionas voltar a correr esta distância?
Confesso que este tipo de prova é desgastante, podendo provocar algumas mazelas a longo prazo, se não for feita uma preparação cuidada e acompanhada por profissionais. Agora... fiquei com o "bichinho" da corrida, sem dúvida! Tenciono continuar a correr e a fazer distâncias mais pequenas, como 10 km ou até mesmo, meias maratonas.
Obrigada João! E até um dia por aí numa corrida!