1ª impressão: Under Armour Engage
Por : Luís Moura
Em duas semanas fiz cinco pequenos treinos e uma meia-maratona com estas Under Armour Engage, num total de 50km.
Tal como disse no unboxing, a sapatilha tem um aspecto simples mas ao mesmo tempo robusto. A combinação de cores está interessante sendo que o uso dos tipicos cordões de apertar ajuda ao ar simplista mas ao mesmo tempo muito interessante.
As costuras e pontos de junção dos diferentes componentes da sapatilha parecem entrelaçar-se bem e ficamos com a noção que em alguns pontos a passagem de uma área para a área é feita sem nos apercebermos, tal a maneira como se ligam.
A sapatilha é de facto muito leve. Sente-se quando se pega na sapatilha e quando se corre com elas. Para treinos curtos ajuda na cadência alta para se obter ritmos mais elevados sem pesarem muito e nos treinos mais longos ajudam a que o desgaste feito seja um pouco menor.
Apesar do aspecto algo grande e redondo que a sola tem, devido ao material em que é feita, provoca um pisar muito confortável e no entanto não prejudica o peso total do conjunto. Testei a sapatilha em três situações distintas, no meio de Lisboa e com as ruas ligeiramente húmidas sem estar a chover, em estrada mais aberta com misto de alcatrão e um pouco de estradão e por fim quase 98% de alcatrão na Meia Maratona dos Descobrimentos.
Em todos os pisos, incluindo na calçada portuguesa, a sola dá uma passada suave e confortável, apenas se notando que a rigidez da mesma pode prejudicar em treinos mais longos e com piso mais irregular, pois a parte posterior da mesma tem uma elevada dureza e pouca torção na passada.
Um ponto que notei na última semana e com especial ênfase na Meia-Maratona, é que a sapatilha é um pouco fria quando se calça e demora uns bons minutos a aquecer o pé, até ele chegar a uma temperatura confortável. Mas ao fim de mais de 1h a correr, começam a aquecer muito mesmo, sendo que nos ultimos 3/4km da Meia-Maratona comecei a sentir algum desconforto na planta do pé. Penso que terá a ver com a fricção da sola com o piso mais duro do alcatrão, mas com mais treinos vou ver este detalhe da temperatura em pormenor.
Com apenas 50km a sola já apresenta pequenos riscos de uso que parece ser normal nestas solas "não-convencionais". Todos os treinos que estou a fazer com elas são de ritmo elevado (média de 4:27/km até agora ) e a sola tem-se aguentado bem em conforto e aderência.
Nestes primeiros contactos parece ser uma boa companhia para treinos leves e rápidos e para o preço proposto apresenta ter uma excelente relação preço/qualidade. Para mim, acho que 10km será o ideal como máximo para explorar as potencialidades das Engage agora no Inverno. Nos próximos 2/3 meses vou aferir da possibilidade para distâncias maiores, mas a minha primeira experiencia não correu a 100% na Meia-Maratona.
Não tem a qualidade de outros segmentos mas para quem pretende uma sapatilha mais barata mas que proporcione um bom pisar e uma boa experiencia de corrida, é uma boa alternativa.