Preview: SKECHERS GOTRAIL
O Stefan e o Nuno estão a testar o novo modelo da Skechers para os trilhos, o GOTRAIL, aqui ficam as primeiras fotos e primeira impressões de cada um.
Por Stefan Pequito:
Estou a testar as novas Gotrail da marca americana Skechers. Há algum tempo testei a primeira versão das GoUltra das quais fui fã e fiz mais de 2000 km com elas. Não eram sapatilhas para trail, bem longe disso, embora a marca o indicasse, mas depois de as testar vi que eram super instáveis em terrenos irregulares. Vamos ver como são estas.
Na primeira impressão achei são umas sapatilhas muito leves (+/- 260g), e são muito mais baixas que as Ultra o que promete mais estabilidade e que no pequeno teste que fiz em Sintra senti isso.
Estas novas Skechers têm uma meia sola de 5ª geração da marca, e prometem bom amortecimento, e bastante conforto, o que também pude comprovar no teste de 27km que fiz, mesmo só tendo 4mm de drop.
A sola promete. A Skechers ainda é das poucas marcas que usa um composto próprio e com um feedback bastante interessante. Como se vê na foto são agressivas e prometem um bom grip em todos os terrenos, algo que me apercebi durante a volta que fiz. É verdade que o terreno não estava muito agressivo mas tive boas indicações, agarrou em tudo, inclusive num pequeno teste numa zona de pedra molhada e mesmo ainda tendo a goma inicial não estiveram mal, vamos ver como se portam nos próximos km.
Têm aspecto bastante giro (para mim claro) com um desenho muito engraçado, embora ache que têm um pouco de falta de protecção, mas para uma sapatilhas de 260g é normal, têm o quanto basta. Acho que o uper e a mesh vão ser o ponto fraco mas é algo que vou ver. A marca promete que a mesh (o tecido) são (semi) à prova de água, vamos lá ver isso...
Bem agora é testar, e testar até a exaustão e logo vamos ver como se portam. Achei muito interessante e gostei da primeira impressão agora e ver.
Por Nuno Malcata
Tal como o Stefan também tive a oportunidade de testar o primeiro modelo GoRun Ultra da Skechers, até hoje o único modelo que testei da marca americana, sendo nesta fase o meu ponto de referência relativamente a estes GoTrail.
Em termos visuais o modelo agradou-me bastante, gosto da conjugação das cores e grafismo.
Ao calçar os GoTrail recordei imediatamente 2 das caracteristicas que mais gostei nos GoRun Ultra, a leveza e conforto. Sinceramente, se não for a sola adaptada para os trilhos, parece que estou a calçar ténis de estrada, o que me deixou algo desconfiado por não encontrar pontos reforçados de proteção para trail.
O primeiro teste aos GoTrail foi feito nos trilhos de Sintra em preparação para o treino do próximo dia 21, cerca de 15Km por alguns dos melhores trilhos da Serra de Sintra, com vários tipos de terreno.
Os pontos que me causavam mais preocupação, além da aparente falta de proteção, era a aderência da sola e sobretudo a estabilidade do modelo. Nos GoRun Ultra, dada a grande altura e camada de amortecimento, a estabilidade em terreno acidentado era muito reduzida o que me fazia torcer os pés com facilidade.
Nos primeiros kms, em terreno mais técnico ainda tive 2 momentos de menos estabilidade, mas após adaptação à leveza do modelo essa preocupação deixou de existir. Assim como a aderência, que não sendo extraordinária, não comprometeu. O terreno estava bastante seguro, mas mesmo em folhas mais húmidas as derrapagens são sempre controláveis.
Claro que os melhores momentos com os GoTrail foram em estradão, dado o grande conforto do modelo.
Em termos de proteção as minhas preocupações também não se verificaram, o tecido reforçado na frente é suficiente para alguns choques frontais indesejados.
Vou continuar os testes com os Skechers GoTrail, sobretudo em condições climatéricas mais exigentes, e em breve faremos a review final.
Bons treinos!