Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Preview: Merrell Choprock

Merrell Choprock.jpg

Um dos principais desafios do SwimRun, modalidade pela qual, 4 elementos do Correr na Cidade se apaixonaram, é encontrar calçado indicado. Trata-se de uma modalidade que combina corrida em trilhos com natação em águas abertas, sendo que estas duas se vão intercalando com até 10 transições por prova! Ou seja, corres molhado e nadas com ténis. Sim, parecemos uns loucos todos quitados com boias, palas e toca no meio do mato!

A grande pergunta do SwimRun é portanto, que ténis usar? O calçado para SwimRun deve ter uma boa aderência para correr em trilhos até cerca de 14-15km no total por prova e deve escorrer água muito rapidamente. Foi com base nestas duas necessidades que o Nuno, quando leu sobre os Choprock da Merrell, se lembrou logo que poderiam ser perfeitos para SwimRun. Os Choprock são sapatilhas de caminhada em montanha indicados para ambientes com água e com piso escorregadio.

Essencialmente, nem foram desenhados para “swim” nem para “run”, mas tendo em conta as suas características de super aderência, bem como super escoamento e rapidez na secagem, podiam perfeitamente ter sido desenhados para SwimRun. É neste âmbito que eu e o Nuno abraçamos a oportunidade de levar os Choprock à Serra da Arrábida e às suas águas para testá-los para as condições desafiantes e únicas da modalidade de SwimRun.

O primeiro teste foi feito num treino de SwimRun na Arrábida de cerca de 14km, com 4 transições e cerca de 1500m a nadar no total. O piso do percurso era maioritariamente trilhos single track, alguns estradões, um pouquinho de alcatrão e ainda alguma areia, claro.

Merrell Choprock 2.jpg

Primeiras impressões do Nuno:

Foi com enorme entusiasmo que recebei os novos Merrell Choprock para teste. Desde que comecei a fazer SwimRun procurava uns ténis com bom escoamento de água e sola com boa aderência e quando vi os ChopRock pela primeira vez achei que seriam os ténis ideais para esta modalidade. Ontem tive oportunidade para os testar pela primeira vez e as minhas expectativas foram alcançadas, quando saímos de água o escoamento de água é imediato e a sola Vibram é fantástica, tal como nos Merrell AllOut Terra Trail que tanto adoro, transmite uma sensação de segurança brutal.


Sendo uns ténis de caminhada e não corrida, não têm a dupla furação típica dos ténis de corrida, e é preciso cuidado a atar os ténis para ficarem suficientemente justos. Na ultima entrada na água os atacadores desapertaram num dos pés e foi necessário controlar a pernada para ele não fugir. No próximo domingo, já como uma amarração mais segura dos atacadores, vão ser a minha escolha para o SwimRun Arrabida.

 

Primeiras impressões da Bo:

Os sapatos distinguem-se dos Merrell de trilhos aos quais estou habilitada pelos furos na solo que permite escoar água, pelo upper-mesh altamente respirável (parece uma rede) e pela palmilha que também tem furos para facilitar o escoamento da água. Nesse sentido, nota-se que são ténis desenhados para ambientes aquáticos. O que gostei principalmente é a sola em Vibram® Megagrip®, com uma aderência incrível, o que dá muita confiança e a água escorre realmente super rapidamente. O que não gostei tanto, nesta primeira experiência, são o seu peso, ligeiramente acima do habitual (762g) e os seus atacadores demasiado compridos, mesmo um nó. 

 

Vamos ver como é que os Choprock se comportam em prova para vos podermos dar o veredicto final.

3 comentários

Comentar post