Preparação para o Grande Trail do Zêzere
Por: Tiago Portugal
Objetivo de fim de época? Os 50km do Trail do Zêzere. Esta será a minha segunda prova de 50km em 2018. No rescaldo do Louzan Trail e do muito sofrimento, pensei em adiar a próxima ultra para 2019, cheguei mesmo a ponderar desistir mais uma vez destas loucuras (mas é sempre o primeiro pensamento depois de uma prova destas), no entanto o vício falou mais alto e resolvi antecipar o próximo desafio.
A minha preparação para a 6ª edição desta prova, que exige aos atletas várias qualidades físicas e mentais e será em 2018 palco do campeonato nacional de ultra trail, não irá variar muito do que tenho feito, a saber:
- 2/3 treinos de corrida por semana, sendo que 1 é de séries ou rampas;
- 3 treinos de crossfit por semana;
- 1 treino longo ao fim-de-semana na serra de sintra;
- Reforço muscular.
De forma a conseguir completar os mais de 50km do Zêzere em condições além do treino específico que já referi vou partilhar algumas dicas que irei “tentar” utilizar:
- Descanso – O Zêzere é uma prova de fim de época, e depois de vários meses a treinar e competir o corpo já começa a pedir repouso. Para aqueles que irão fazer do Zêzere um dos grandes objetivos da época é importante respeitar os dias de recuperação e caso tenham que escolher privilegiem os treinos específicos;
- Controlar o ritmo – Por norma começo todas as provas sempre muito rápido e muito acima do que devia, sendo que a meio já estou de rastos. Irei tentar seguir o ritmo médio planeado desde o início. Tenho que concentrar-me e não me deixar levar pela euforia inicial nem pelo ritmo dos outros. Será provavelmente o mais difícil de conseguir
- Ligeiro – Cada vez mais sou adepto de algum minimalismo e tento levar somente o indispensável em cada prova, fazendo também alguma fé na qualidade e no número dos abastecimentos ao longo das mesmas. O Zêzere não será exceção, com 5 abastecimentos distribuídos ao longo dos 51km de prova irei levar apenas o necessário (água, alguma comida de reforço, casaco e manta térmica). Relativamente aos bastões ainda não me decidi, e estou aberto a sugestões.
Grande Trail do Zêzere – K50:
PAC 1 – Cerro do Lagar (8,6 Kms) – Líquidos (apenas água)
PAC 2 – Castanheira/Lago Azul (15,1 Kms) – Sólidos e Líquidos
PAC 3 – Pombeira (25,5 Kms) – Sólidos e Líquidos
PAC 4 – Alto dos Vales – 1 (34,1 Kms) – Sólidos e Líquidos
PAC 5 – Alto dos Vales – 2 (45,2 Kms) – Sólidos e Líquidos
( arribas de cascais)
- Olhar para o gráfico dos 50k assusta. Um verdadeiro “serrote” que seguramente irá criar muitos estragos. Por isso é ir com calma e pensar que a prova só começa a partir do quilómetro 34, até lá é gerir de forma a ter capacidade para acelerar o ritmo a partir dessa altura.
Bons treinos a todos,
Tiago Portugal