Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Podemos ser felizes no mesmo sítio duas vezes?

reiki.jpg

Por Filipe Gil:

 

Há umas semanas atrás contei aqui a minha primeira experiência com o Reiki em prol da corrida. Se bem que me senti energizado com a primeira experiência continuei ceptico Q.B. Assim, a convite do Pedro Leitão, responsável pelo CAHL, voltei ao local onde me senti bem da primeira vez. Será que da segunda vez também ia resultar? Fui artilhado de dúvidas e preconceitos.


Lá me deitei na marquesa e enquanto acalmava o Pedro fazia o Reiki em mim. Andava com uma ligeira moinha numa perna, depois de uns treinos mais longos e mais duros mas, sobretudo, estava a finalizar um período de stress laboral que me altera a vida por completo - não há volta a dar, neste período do ano o stress é vivido ao minuto. Stress para que tudo corra bem e que tudo, profissionalmente seja sem falhas e com brio (o que aconteceu!)


Mas voltando ao Reiki. Na sessão não descontraí o suficiente. Estava sempre a racionalizar, sempre a achar que o ser humano tem o seu lado holístico mas que eu não estou para aí virado há vários anos.

 

O certo é que uma vez terminada a sessão fiquei com outra postura. Parecia até que andava mais hirto. Mesmo a tentar racionalizar, e mesmo a tentar dizer que se calhar aquilo é placebo. O certo é que senti mais equilibrado, mais ponderado apesar dos problemas e do stress todo que estava a viver nesse e nos dias seguintes. Para concluir esta experiência há de facto ali qualquer coisa. Energias que são equilibradas. Sejam em prol da corrida ou em prol da vida profissional. Acho que funciona, nem que seja placebo!


Acho que é algo que irei fazer com alguma regularidade, nunca perdendo o ceticismo. Para mim funciona como a meditação: é uma coisa que não é para mim é para os outros, até eu experimentar. De qualquer forma e como este é um blogue de corrida e bem-estar, não deixei de fazer algumas perguntas ao Pedro sobre o que tem acontecido desde que demos, aqui no CNC, a conhecer o seu trabalho.

 

CAHL.jpg

Pedro, tens tido corredores a visitarem o CAHL? Se sim que tipo de lesões tens tratado?
Sim tenho tido alguns atletas (não só corredores) que me têm procurado uma vez que o Reiki consegue aliviar bastante as dores logo na primeira sessão e com mais algumas tenho conseguido mesmo tratar as lesões na sua origem. As lesões mais comuns têm sido distensões em ombros, problemas na coluna, dores na anca, tendinites em varias partes do corpo, dor na planta dos pés e na fadiga muscular, especialmente depois de provas.

 

Como foi a evolução desses corredores?
A evolução dos corredores tem sido bastante boa, provando que o Reiki é muito eficaz para problemas físicos. Tenho tratado algumas lesões e fadiga logo na primeira sessão. É claro que existem problemas mais graves que exigem mais sessões mas é notável as melhorias dos atletas.

 

E aconselhas o Reiki apenas para corredores lesionados ou poderá ter outro tipo de "terapia"?
O Reiki é puramente uma terapia holística, quer isto dizer que trata a mente e o corpo, proporcionando uma tranquilidade e ao mesmo tempo energia para o nosso dia-a-dia, especialmente para trabalhadores que são ao mesmo tempo atletas nos tempos livres. Serve também como prevenção pois equilibra a energia por todo o nosso corpo, proporcionando um melhor funcionamento do mesmo, inclusivamente do nosso sistema imunitário, prevenindo constipações e outros vírus contagiosos. Além disso a minha sessão de Reiki é também acompanhada por um coaching holístico que permite ao paciente ter uma visão imparcial e coerente dos problemas e preocupações que o afetem.

 

Há muita gente céptica em relação ao Reiki, cépticas (eu próprio) como as podes convencer a experimentar e o que vão sentir depois da primeira sessão.
O Reiki é uma terapia energética que todos utilizamos desde que somos muito pequenos, como exemplo temos as dores de cabeça que instintivamente colamos a nossa mão à testa como tentativa de passar a dor, uma dor de dentes ou quando batemos em algo, onde levamos a nossa mão à zona afetada. Tudo isto é Reiki no seu estado mais puro onde o nosso instinto já sabe o que fazer quando algo está mal. A terapia de Reiki é um pouco mais evoluída, com procedimentos mais avançados, que vai permitir aliviar e tratar situações como estas e muitas mais. O Reiki é também indicado para problemas psicológicos, nomeadamente stress, depressões, cansaço e vai exponenciar todas as nossas funções do corpo, mentais e físicas. Grande parte dos problemas físicos advêm de problemas psicológicos e ambos advêm de desequilíbrios energéticos. O Reiki trata tudo isto! É uma terapia totalmente natural, que pode funcionar por si mesmo ou poderá complementar outras terapias.

 

Fica a dica. A escolha, obviamente, é vossa. Boas corridas!