Paixão pela corrida
Por Natália Costa:
O fim de semana passado foi marcado por jornada dupla em provas de corrida para a minha pessoa. No sábado à noite participem no Meo Urban Trail em Lisboa e na manhã de domingo na Corrida da linha Cascais Destak que liga Carcavelos a Cascais.
A prova da Corrida da linha já há muito que estava decidida a fazer, aliás queria fazer o melhor tempo possível nestes 10 km a modo de preparação para a Meia Maratona de dia 18 de outubro. Mas confesso que me estava "a roer" por não participar no Meo Urban Trail, prova que tinha participado pela primeira vez no ano passado e que apesar de ser "durinha", tinha-me deliciado com tantas subidas e descidas...
Como já não havia dorsais disponíveis, coloquei de lado a suposta "loucura" de participar nas duas provas. Mas eis senão quando, pelo hora do almoço de sábado, um dos membros da crew do Correr na Cidade comunicou que não poderia ir à prova e se havia alguém interessado em ficar com o seu dorsal. Nem pensei duas vezes, era meu! E lá fui eu, eram 20h já estava no Terreiro do Paço, junto de alguns membros da crew, animadíssima por participar na prova.
Foram quase 11 km pelo centro de Lisboa, com muitas escadinhas e outras tantas descidas, feitas ao sabor da maravilhosa noite com que fomos agraciados e paisagens deslumbrantes desta magnifica cidade. Todo o staff presente na prova era de uma simpatia e alegria contagiante. Apesar das dores nas pernas, era impossível não retribuir um sorriso com aquelas palavras de ânimo. Fiz num total de 1h24m, não foi um tempo brilhante, mas ia mentalmente repetindo: “Não te estiques Natália, amanhã tens outra prova!”.
Assim foi, era meia noite quando estava pronta para me deitar, mas levei duas horas a adormecer....A adrenalina ainda me corria pelo corpo e o meu coração batia bem forte, como se tivesse apaixonada. Mas a verdade é que realmente estou, apaixonada pela corrida e pelo objetivo de fazer um bom tempo na meia maratona.
Eram 8 horas e o despertador tocava, estava na hora de tomar o pequeno almoço e equipar-me para a corrida da linha Cascais Destak. Cheguei a apenas 10 minutos da partida, foi só o tempo de tirar as fotos da praxe, uns aquecimentos e correr! O sol estava intenso, o calor fazia-se sentir e as minhas pernas queixavam-se da prova do dia anterior. Do Km 3 ao 6 devo confessar que a vontade de desistir foi gigante! Só me apetecia parar, doía-me as pernas, os abdominais e sobretudo a alma, por estar a ser uma fraca que não iria cumprir com o objetivo de melhorar o tempo.
Ia olhando para a praia, ver o mar e as pessoas a banharem-se, na busca de alguma força divina que não me fizesse desistir. E é após a terrível subida do Estoril que se dá o click! Estávamos ao quilómetro 7, já só faltavam 3, despejei uma garrafa de água por mim abaixo e comecei a acelerar. Quando chegamos ao ultimo quilómetro já em Cascais, encontrei uma claque com umas meninas de lado e rapazes do outro com uns pompons e uns megafones a darem o alento final, sorri-lhes e foi prego a fundo até à meta. Sempre consegui melhorar o meu tempo nos 10 km, consegui fazê-los em 54 minutos!
O que eu ganhei com a jornada dupla? Uma valente dor de pernas e um sorriso do tamanho do mundo!