Os Hoka One One já andam aí...
Por Tiago Portugal:
Nos últimos 2/3 anos a corrida e tudo o que lhe é subjacente, equipamento e provas, tem crescido muito depressa.Correr é nos dias de hoje o quarto desporto mais praticado em Portugal. Com mais de 40 marcas diferentes, o mercado dos sapatos de corrida está cada vez mais competitivo. Todos os meses assistimos a lançamentos de novos produtos e à utilização de nova tecnologia que sirva para diferenciar as diversas marcas.
Apesar de em Portugal existirem cada vez mais praticantes da modalidade muitas das marcas existentes ainda não se encontram disponíveis para experimentar e ver em solo nacional. Entre todas estas há duas que me despertam muita curiosidade, a Pearl Izumi e a marca Francesa Hoka One One, afinal os franceses ainda fazem algumas coisas bem.
Estes são os Hoka One One Mafate 3
Já falámos anteriormente da Hoka aqui, e na altura achávamos que a mesma não tinha venda direta em Portugal. Estávamos enganados||| Descobrimos uma loja, Avalanche, em Cascais, que têm os Hoka One One à venda.
Por 2 ou 3 ocasiões já vi os Hoka One One em provas nacionais, mas vê-los ao vivo, tocar e calça-los é outra experiência. Estes sapatos são completamente diferentes de todos os que já tive e tenho. Com uma sola 2,5 maior do que o normal, os sapatos são visualmente muito grandes. A 1ª impressão que dá é que correr com aquilo é impossível. São enormes, mais parecem sapatos de palhaço.
Foi-me disponibilizado o modelo Hoka One One Mafate 3, última versão do modelo de trail que deu início à marca e que a 15 de julho de 2010 começou a ser comercializado em França.
Este modelo, especialmente desenvolvido para provas de grande distância, proporciona, de acordo com a marca, eficiência na corrida, conforto, amortecimento e proteção. Calçando os sapatos e olhando para eles acho que proteção e amortecimento não faltam. As restantes só saberei depois de testar.
Tenho algumas dúvidas relativamente a 2 questões, a altura da sola e o peso dos sapatos. A altura da sola faz-me confusão e estou um pouco receoso. Acho que vou perder a sensação de contato com o chão o que poderá trazer-me problemas a nível da estabilidade. Em relação ao peso estes são os sapatos mais pesados que já calcei, 410 gr para o tamanho 42.
Não sei se numa prova longa ao fim de umas quantas horas todo este peso não poderá prejudicar. Mas nada melhor do que experimentar e sentir por experiência própria a sensação que estes sapatos me dão. Sabendo que somos todos diferentes talvez encontre neste modelo o parceiro ideal para os meus próximos desafios.
Por enquanto ficam com o unboxing dos Hoka One One Mafate 3 e com algumas fotos dos modelos disponíveis na Avalanche, nada como ir ver e experimentar estes sapatos, não se vão arrepender.
Boas corridas…