Desde que corro com ténis minimalistas que "promovem" o midfoot strike e o forefoot running - ou seja, durante a corrida "aterrar" com o meio do pé, ao invés do calcanhar -, tenho seguido com atenção os defensores desta técnica.Encontrei este video que penso ser útil para todos os corredores, que usem ténis minimalistas ou não. É de uma marca, a Newton, que não é comercializada em Portugal, pelo menos por enquanto, mas sobre a qual tenho muita curiosidade (se alguém conhecer os representantes em Portugal, falem-lhe deste blog, gostaríamos de os experimentar para partilhar a experiência com os nossos leitores).O que acham desta técnica? Já experimentaram? Utilizam ténis minimalistas? Partihem a vossa experiência conosco.
publicado às 19:42
3 comentários
Tiago Oliveira
05.05.13
Desde já peço desculpa pela extensão do comentário. Após algumas lesões provocadas por uma má postura na corrida, resolvi estudar a fundo o estilo minimalista. Uma lesão dos tendões peroneais fez-me entender duas coisas , as velhinhas Asics já iam nos 900Km´s e eu tinha definitivamente de adoptar uma postura menos agressiva para o corpo. Assim e aproveitando a paragem de 2 semanas estudei e li tudo o que havia sobre a técnica minimalista e "barefoot running". Foi aí que descobri as Skechers Go Run e duas derivadas. Comprei as Ride , fiz 4 treinos e ... fui comprar outras iguais mas de outra cor, para rodar. Esta técnica, para quem já corria com normalidade , mas com má postura, requer alguma paciência e trabalho extra ao nível do aparelho muscular e articular assim como dar tempo ao nosso cérebro para se adoptar a uma nova realidade, totalmente natural mas que as sapatilhas de corrida normal nos fizeram esquecer... Já tinha tentado uma aproximação a esta técnica há 2/3 anos após leitura do livro "Nascidos para correr" que aconselho a todos os corredores e não corredores. Por falta de tempo e dedicação nunca consegui totalmente a adaptação.
Para quem quer iniciar ou aprofundar conhecimentos deixo alguns recursos interessantes : Aplicação e site da vivobarefoot e da New Balance Good Form Running assim como da Merrell Barefoot; a revista digital gratuita Natural Born Runner e para quem quer levar um pouco mais a sério a parte científica de todo o treino e competição de resistência assim como de saúde em geral é obrigatório a leitura do livro do Dr. Philip Maffetone "The Big Book of Endurance Training and Racing".
Muito mais poderia dizer mas já me alonguei bastante e parte da motivação da corrida está na constante procura de novas informações e opiniões que nos façam ir mais longe, mais rápido e mais felizes.
Obrigado e continuação do excelente trabalho do vosso blog.
Tiago, que excelente comentário. Agradecemos as dicas. Não quer escrever um artigo para ser publicado aqui no blog sobre a sua experiência de abordagem ao minimalismo. Era muito util para todos os leitores. O que lhe parece?