O tempo de estarmos de férias a descansar, infelizmente terminou. Chega o momento de reorganizar vidas profissionais, familiares e claro tentar encaixar os treinos que muitos de nós suspendem nestes meses mais quentes.
Com o mês de Setembro regressam provas de running que já são um clássico, por exemplo a Corrida do Tejo, daqui a quinze dias ou no inicio do mês de Outubro Maratona e Meia Maratona Rock ‘n’ Roll.
A vontade pode ser mais que muita, mas e o treino? Conseguiste seguir o plano a que te proposeste com o rigor necessário? Estás a menos de um mês do teu desafio, sentes que a “máquina” está bem afinada? Ou no teu caso andaste na balda e agora queres que o corpo faça o impossível?
Tentamos ajudar…
1. Milagres não existem, se tinhas uma rotina de treino e essa foi quebrada pelas férias, é mais que normal que não comeces a correr com o mesmo pace de quando treinavas.
2. Planeia com mais atenção os teus treinos, o ideal era estarem sobre três princípios:
Sobrecarga: todos os treinos devem ter um ritmo ligeiramente superior ao que suportamos com facilidade, guarda os treinos que suportas com facilidade para as recuperações ativas.
Continuidade: mantém os treinos regulares sem falhas.
Progressão: a carga deve ir aumentando progressivamente de treino em treino.
3. Está na altura de rever objetivos de tempo, não penses em deixares de fazer a prova, mas reduz o tempo que tinhas inicialmente planeado.
4. Respeita o teu corpo e o descanso que ele precisa.
5. Aumenta a ingestão de água.
6. Procura um profissional que possa fazer massagem desportiva, é importante garantir que o corpo está apto ao esforço que estás a impor.
Bons Treinos...