O que é uma running crew?
“Running clubs are concerned solely with running and, primarily, with the fastest people in the running club, whereas ‘crew’ is about family first and foremost and the running is actually secondary. Crew is about supporting and elevating everyone in your crew, particularly newcomers, beginners, and making everyone the best that they can be.”
Desde o início que sempre pensei nas corridas com o intuito de formar uma running crew. Aliás, se me perguntarem o que nasceu primeiro, se a running crew ou este blog (que tem o mesmo nome) a resposta é dada com ao história de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Mas porque razão um tipo como eu que, por opção, 70% das vezes corre sozinho quis formar uma Running Crew? Por vários motivos:
a) Saudades de ter uma equipa desportiva
b) Extra motivação para correr e para treinar
c) Pelo entusiasmo de competição
d) Pela partilha de alguns valores
e) Pela criatividade e ideias que nascem quando se corre em conjunto e se conhecem pessoas diferentes.
Para além das ideias acima apresentadas gosto de ver os grupos a treinar nos seus dias específicos da semana. Acho engraçado, nas provas oficias, ver as diferentes cores das várias tshirts das diferentes equipas ou crews que passam por nós (ou por quem nós passamos). E é engraçada a maioria da convivência entre as diferentes crews - embora ande por aí umas rivalidades parvas...
Mas afinal o que é um crew de corrida? Para mim a frase em inglês no início deste post diz tudo. Tomei conhecimento com o movimento internacional das running crews através da Run Dem Crew de Londres, dos NBRO de Copenhaga, da Briza Corre do Rio de Janeiro, ou ainda dos Bridge Runners de Nova Iorque (a primeira crew da "era moderna") e fiquei apaixonado pela forma como eles se organizam e como actuam.
A nível nacional há várias crew que me inspiraram. Sobretudo duas: os fantásticos Scalabis Night Runners, que desde a pequena cidade de Santarém conseguem estar ao melhor nível internacional de running crews, e os Run4Fun. Não sei se pela cor de laranja das suas camisolas, mas foi sempre uma crew que me chamou à atenção, sobretudo nas provas. Isso e o facto de serem organizados e serem uma crew fechada, onde só se entra por convite. Gosto disso. Até porque ao abrir um grupo a muita gente a filosofia inicial perde-se e o contacto próximo também. Atenção, não confundir ter um crew com muita gente com treinos com muita gente. São coisas diferentes, e cada um tem o seu merecido espaço.
Mas foi baseado nisso, e em alguma caturrice, que eu e o Bruno Andrade e uns dias mais tarde o Nuno Espadinha criamos o Correr Na Cidade Running Crew em Novembro de 2012. Entretanto cresceu e tem hoje cerca de 14 membros, dos quais oito/nove são mais ativos. O Pedro Luiz, incansável nas ideias e na vontade de correr quer em estrada quer nos trilhos. O Tiago Portugal que tem levado a tshirt do CnC Crew além-fronteiras (Nova Iorque e em breve no Brasil), o Stefan o nosso ultra corredor de elite, e o Nuno Malcata, recente contratação mas que já é um verdadeiro capitão da Crew.
Por outro lado as meninas. Começo pela minha mulher, que odiava correr, e que hoje em dia já termina os treinos à minha frente e consegue reunir várias meninas nos treinos Just Girls (próximo a 8 de março!!). A Ana e o seu humor que não nos permite fazermos uma corrida sem risos. A ela junta-se a Joana Malcata (mulher do Nuno) que fazem a melhor dupla de “running up comediants” que conheço. E, muito importante, a cada treino correm cada vez mais, e estão a ter uma grande evolução. Já me cheira que estas três meninas ainda tentam fazer uma Meia Maratona antes que 2014 acabe.
E ainda a Bo Irik, que é da nossa Crew só porque achamos “chique” ter estrangeiros na equipa! Não, mentira. É uma grande corredora, sempre com um sorriso simpático e que corre que se farta. Num dos últimos treinos fez kms a 4:40 com o Pedro Luiz. E ainda a nossa outra “estrela” da estrada da Crew, que apesar de viver em Santarém está em contacto connosco diariamente, o nosso maratonista Nuno Ferreira.
Faltam ainda a Rosária, o Osvaldo e o Pedro Gaspar que não têm conseguido alinhar as agendas para treinarmos juntos – aposto que quando o bom tempo vier, o vão conseguir.
Este fim-de-semana organizamos o nosso primeiro almoço de crew, em que juntámos os filhos e as caras metades, e fizemos aquilo que no meu entender deve ser uma crew: um conjunto de amigos, uma família, com uma grande paixão em comum: a corrida! Aqui ficam as fotos do almoço deste sábado em que apesar de não terem podido estar todos presentes, não foram esquecidos. E já se está a combinar mais repastos, entre corridas, com muitas ideias sobre corrida na cabeça. Foi excelente!