Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

E-Fit Lisboa Expo

 

Por Liliana Moreira:

 

Perguntam vocês...

É treinar com choques?! Perguntei-me eu... Posso adiantar que é e não é bem assim, mas já lá vamos...

Foi através do maravilhoso mundo do instagram que conheci a marca E-Fit Portugal em que várias publicações davam conta do nível de exigência e aparato tecnológico associado a cada treino. Sendo uma geek assumida (ou não fosse informática) e uma consumidora de todo o tipo de informação relacionada com o fitness (para me motivar a fugir do sedentarismo da minha profissão e da ideia que só a corrida chega quando já todos percebemos que não é bem assim), a proposta de fazer um treino funcional enquanto estou ligada a uma maquineta que electricamente estimula os músculos pareceu-me, no mínimo, interessante. Desportivamente sempre associei este tipo de metodologia à recuperação muscular, sobretudo em atletas de alto rendimento. A verdade é que também pode ser aplicada ao exercício propriamente dito... e imagine-se, ao mais comum dos mortais!

 

Mas explica lá isso melhor!

A experiência que a E-Fit proporciona baseia-se na aplicação da tecnologia EMS (estimulação eléctrica do músculo) durante a prática activa do exercício físico, aplicando os impulsos de corrente eléctrica sobre os músculos fazendo com que os mesmos se contraiam e relaxam para além do que é solicitado pelo exercício em si, proporcionando uma estimulação integral durante o treino, tendo como pressuposto que assim chega às camadas mais profundas do músculo, que são também as mais difíceis de activar com o treino tradicional. O que imediatamente nos remete para treinos mais curtos, de intensidade superior e naturalmente com resultados mais rápidos e eficazes.

E-FIT 1

Dito assim imaginei isto como a nova moda fitness apenas disponível a celebridades de novelas e reality shows, às tantas até se sua "pocaxinho"... como estava enganada! A verdade é que não sou exemplo para ninguém... corro sim, faço natação e ginásio também... mas os quilos de sedentarismo de mais de uma década estão a ser mais difíceis de sair das minhas coxas do que aquilo que alguma vez imaginei! E a poucos meses do meu maior desafio desportivo (oh meu deus, o que é que vem aí!?) em que cada quilo carregado faz mossa, sinto-me impelida e motivada a procurar soluções mais efectivas. Seria então esta uma solução eficaz para quem corre? Em que medida poderá a melhorar o rendimento da minha corrida?

 

O plano de ataque

Foi com estas dúvidas que me lancei ao desafio das 5 semanas E-Fit...  e as mesmas caíram logo por terra na primeira sessão! Fui extremamente bem recebida nas instalações da E-Fit na Expo, não só pelo gerente Luiz Santana mas também pelo instrutor Cristóvão, curiosamente ambos com formação na área do atletismo. Adiantaram que o plano de treinos que tinham pensado para mim estava logicamente vocacionado para aumentar a eficiência da minha corrida, com reforço e tonificação de todo o grupo muscular do core e posteriores, para além de exercícios técnicos de mobilidade e pliometria (exercícios de explosão). Passei pelo "exame" rigoroso de avaliação para conhecerem melhor "a matéria prima" com o que iam trabalhar... onde fui medida e pesada, revelei quais os meus objectivos, quais as minhas dificuldades, o que já realizei desportivamente e como é a minha tradicional semana de treinos. Fiquei assim com uma base de comparação para quando terminar o programa de 10 sessões e re-avaliar em busca dos resultados.

Tirados todos os indicadores fui apresentada a sala de treino onde estava um senhor de meia idade a treinar e literalmente a suar em bica. Se isto é para "vedetes"... então são "vedetes" com garra, catano! Confesso que fiquei admirada e até feliz por perceber que ia ser à séria e que de passivo ia ter pouco ou nada. Isso da-me a sensação de estar a trabalhar para resultados concretos, reais, desafiantes mas atingíveis e que não surgem apenas por obra divina. O espaço E-Fit da Expo de clínica de estética tem pouco, embora o espaço esteja muito bem conseguido: é funcional, está bem equipado e tem uma imagem bastante moderna! Não é grande, permite apenas 2 pessoas em treino simultâneo... e por isso fiquei com a sensação de que é um factor importante a experiência pessoal do cliente

 

EFIT 2

Vesti o fato de duas peças (pernas e tronco) com os eléctrodos em diferentes zonas do corpo (gémeos, músculos extensores e flexores da perna, glúteos, lombar, abdominal, peito e todo o perímetro do braço) e literalmente ligaram-me à ficha. Foram 25 minutos de treino activo com várias séries de cerca de 20 repetições cada, onde foram incluídos no menu do dia vários agachamentos, lunges, skippings e onde até não faltou a elíptica. A cada exercício proposto era realizada a calibração da intensidade eléctrica em cada eléctrodo individualmente, o objectivo era estimular no limiar do conforto. Não causa dor, nem tão pouco é desconfortável. Em muitos exercícios a sensação da constante contracção muscular serviu-me até de distracção para o esforço que estava a realizar. O facto é que com o acumular dos exercícios o cansaço estava presente e em pouco tempo senti que tinha feito o dobro daquilo que de facto tinha realizado.

No final do treino avisaram-me que era possível que dois dias depois pudesse sentir algumas dores musculares, para não me assustar... não me assustei. Habituada à pancada dos treinos semanais, era delas que estava à espera para confirmar o trabalho aplicado... e elas vieram :) mas não foram demasiado fortes, mas estão cá a relembrar-me que há músculos no meu corpo que não só existem como até funcionam!

 

EFIT 3

 Estou bastante entusiasmada, vou continuar o meu plano treinos e no fim conto-vos tudo, tudo...  até qual o mega desafio em que me vou meter daqui a uns meses! ;)

 

Até lá! Bons treinos.