O que é o Veloviewer ?
Por Luís Moura
O que é o veloviewer ?
Hoje em dia vivemos num mundo rodeado de meios tecnológicos avançados e a corrida (ou o running conforme preferirem) está a evoluir bastante nos últimos 2/3 anos, principalmente com o avanço dos aparelhos de GPS que estão a acrescentar features em grande velocidade para acomodar as nossas necessidades.
Em paralelo existem diversos softwares ou sites na Internet que permitem registar todos os nossos treinos e depois partilhar e/ou analisar em detalhe. Alguns deles com bases de utilizadores já na ordem dos milhões como o caso do Connect da Garmin ou do +Nike da Nike.
O Strava tem ganho alguma consistência para partilha e acompanhamento de treinos e é ai que entra este novo site chamado de Veloviewer. Podem aceder aqui.
Este site vem trazer uma nova dimensão às analises dos nossos treinos, não na parte individual do mesmo mas como grupo, em que podemos ter totais semanais ou mensais de dezenas de formas e feitios conforme vamos ver à frente.
Entrar no site
Primeira vez que entramos no site ele pede para fazer a ligação à nossa conta do Strava para ir fazer o levantamento de todos os treinos que temos lá registados.
Depois de entrar a primeira vez ( ou quando entrarmos nas vezes seguintes para actualizar ), devemos ir ao separador/folder UPDATE.
Vai aparecer várias opções mas a mais usada será GET EVERYTHING!.
No final de ele carregar os treinos aparece uma mensagem com o OK. Na primeira vez o carregamento pode demorar 10/30 segundos conforme o numero de treinos que temos.
Depois dos treinos carregados, voltamos ao separador/folder principal, o SUMMARY. Esperamos uns segundos que ele compile os dados do site e recalcule tudo, e logo depois aparece o ecrã principal.
Agora temos ao nosso dispor um conjunto enorme de sub-agrupamentos da informação separado por diversos temas.
Em cima à esquerda aparece em grande destaque um índice dos nossos treinos face a uma media que ele calcula em termos de comparação com outras pessoas que façam os mesmos segmentos que nós.
Podem encontrar uma explicação detalhada dos seus criadores aqui.
Ao centro, em cima, aparece um resumo das nossas actividades, como o total de km feitos ou a distancia máxima, desde sempre.
Ao lado direito, temos um resumo dos nossos records pessoais nos diversos rankings pré-definidos deles, caso dos 5km, 10km ou maratona.
No centro do ecrã temos dois gráficos interessantes. No lado esquerdo temos um resumo em gráfico crescente que acompanha o passar do ano, em que podemos escolher a distância percorrida ou a elevação por exemplo. Ficamos com uma ideia muito rápida de como andamos a treinar em termos absolutos.
No gráfico do lado direito, podemos pedir uma representação gráfica por dia, semana ou mês em diversos factores como quilómetros percorridos, elevação ou velocidade média do treino.Experimentem variar os gráficos da esquerda e da direita escolhendo diferentes parâmetros nos quadrados a rosa por cima deles.
No fundo do ecrã, temos mais dados de resumo, mas agora relativamente ás sapatilhas que estiverem registados no Strava e dá-nos vários resumos por cada entrada. Podemos saber quantos km temos feitos, a que média total e quantos metros subimos com eles.
Resumo
O site não vai revolucionar a maneira como corremos ou como nos sentimos mas permite um bom complemento ao vasto leque de opções que o Strada já tem e que ajuda a controlar algumas coisas nos treinos.
Nestes quadros resumos é possível analisar o quanto andamos a correr por semana ou por mês, acompanhar evolução de ritmos ou mesmo peso da altimetria que andamos a fazer. Num próximo artigo vou mostrar mais a fundo como analisar cada treino em detalhe ou como interpretar as tabelas que ele cria dos diversos utilizadores que fazem os mesmos segmentos.
Boas corridas !
PS - A partir do dia 24/11 o Veloviewer passou a ter a modalidade de PRO, que é como quem diz, para subscritores do site. Quem quiser continuar com uma conta free passa a ter algumas limitações, sendo que a que tem mais impacto é o facto de ele apenas analisar os ultimos 25 tracks e 100 segmentos que usamos. O dono disse que iria avaliar esta situações para mudar os valores para um numero maior se tiver suficientes subscritores a pagar. Por mim vale o euro mensal para usufruir dele.