O fim da minha “primeira loucura”
Por Stefan Pequito:
No dia 5 de Abril realizou-se a última etapa da prova do Circuito Centro Território Sertã organizada pelo Horizontes Portugal, organizadores da famosa prova OMD (Oh Meus Deus). Foi uma aventura fantástica de quatro provas em quatro meses, onde conheci o interior do país de uma maneira única: a correr pelo meio das matas, aldeias , ribeiros e trilhos.
Como alguns leitores sabem, comecei mal estas etapas devido a uma lesão no tendão de Aquiles~. O que me fez treinar muito pouco acabando por influenciar e não conseguir grandes resultados nas duas primeiras provas.
Mas com a ajuda de dois amigos, o osteopata Dr.Ruben e omassagista desportivo Miguel Santos - amigo de longa data - elá consegui recuperar a pouco a pouco. Mudei o meu estilo de treino para evitar outras lesões e alterei também a minha alimentação. Aderi às meias compressoras da “Compressport” que fazem diferença, pelo menos para mim, Para além disso ainda adotei uns novos amigos: os “espetos”, como o meu amigo Lino Luz diz.
Em Vila de Rei aprendi a controlar o ritmo e foi o que fiz também nesta prova da Sertã. No início ainda fui atrás do Lino Luz mas não quis arriscar muito e abrandei mantendo o ritmo, e posso dizer que isso me valeu bastante. Foi uma prova rápida, sem dúvida, já que não tinha muito acumulado (perto dos 1400+ e 1400- pelo meu relógio). Para compensar tinha alguns trilhos bem técnicos e escorregadios sobretudo por causa das chuvas - a prova teve muitos cursos de agua e bastante lama para sujar as sapatilhas...mas trail não é trail sem lama e sem água.
Acrescento ainda o apoio das gentes nas aldeias e os bons abastecimentos da prova (que já e o comum nesta organização) - pelo menos foi o que vi e ouvi, umas vez que não parei em nenhum, a não ser na última estação para beber um pouco de cola.
No final foi bom ser recebido pelos organizadores em festa e saber pelo meu amigo Lino (que ficou em 4ºlugar) que acabei em 7º lugar, a minha melhor classificação de sempre num tempo de 5 horas e 21 minutos perto dos 49k.
Foi um experiencia fantástica onde aprendi a treinar melhor, a competir melhor, onde arranjei muitos amigos "loucos" pela natureza e trail running, tal como eu - ou mais ainda.
Parabéns aos três campeões da prova: o Luís Mota em 1º lugar, claro, o Rui Luz (Irmão do Lino) em 2º lugar, e o Jorge Bento em 3º lugar. E claro, também para as campeãs Ana Lucia 1º lugar, Carla André 2ºlugar e Aida Freitas em 3º lugar nas ultras. Nos 25k os campeões foram Antonio Silvinho em 1º,Carlos Correia 2º, Nuno rocha 3º as meninas foram Anabela Duque 1º , Claudia Silva 2º,Marisa Lemos 3º.
Obrigado a organização dos Horizontes por esta bela prova e de me receberem sempre de braços abertos. Adorei esta aventura e há uma coisa que não tenho dúvida: para o ano quero mais!
Consulte aqui a classificação geral.