My Path to MIUT 2015 - Histórias de uma jornada (5ª Subida)
Por Pedro Tomás Luiz
Quando se prepara uma prova tão longa, o que calçamos e o que vestimos tomam uma importância colossal.
Se numa prova curta podemos facilmente acomodar um erro, numa prova desta dimensão temos de tentar diminuir essa possibilidade ao mínimo, sendo certo que até com as coisas mais banais e mais testadas, algo pode correr mal. O factor surpresa será sempre algo com que teremos de conviver.
Lembro-me sempre do Ultra Douro e Paiva, no qual de alguma forma associo às sapatilhas (3º par daquele modelo) a razão da minha lesão, embora hoje atribua esse facto mais a uma questão sistémica do que somente às sapatilhas. Certo é que estas só entram de quando a quando na minha rotação e sempre que pego nelas torço o nariz... superstição? talvez... .
Assim, ao longo desta jornada tive a possibilidade da marca da Sport Zone - Outpace me fornecer o que vou vestir e da Salomon (marca convidada pela Outpace) me fornecer aquilo que vou calçar e usar como mochila.
Se em relação à Salomon pouco há a dizer, dado que se trata de uma marca perfeitamente estabelecida e de referência neste mercado, no que se refere à Outpace, uma marca mais jovem, mas que me possibilitou uma supresa gigante. Esta marca, na minha opinião, teve uma evolução fantástica apresentando neste momento têxtil de grande qualidade a preços muito acessíveis.
Aqui ficam as minhas "mini reviews":
Impermeável/Corta-vento Outpace Sirius
Tido como um casaco impermeável, corta-vento e transpirável, foi o único material que vou levar à Madeira, que não tive a oportunidade de testar intensamente, principalmente no que se refere à chuva. Apesar disto tive a oportunidade de correr e de sentir a sua protecção face ao vento, bem como a sua boa transpirabilidade.
Prós:
- Ajuste ao corpo (principalmente do capuz);
- Função de corta-vento;
- Bolsos;
Contras:
- O volume quando é dobrado (muito maior que o meu anterior, vai dificultar a arrumação na mochila).
T-shirt Outpace Ulisses
Aquilo que procuro numa T-shirt é por esta ordem de importância: 1) conforto; 2) capacidade de secagem do tecido; 3) design atractivo. Este modelo da Outpace tem tudo isso e acrescenta o facto de ser extremamente leve.
Prós:
- Conforto;
- Leveza;
- Capacidade de secagem.
Contras:
- As costuras podiam ter um acabamento bem mais cuidado;
- O buraco para os headphones, para mim era escusado.
Calções Outpace Elite Runner
Estes calções da gama Elite Runner (gama mais alta da Outpace) apresentam uma excelente construção e design. Curtos, mas não excessivamente, deram-se sempre uma fantástica liberdade de movimentos aliados a um bom conforto. A cueca interior poderia ser melhor conseguida ou substituída por uma Lycra, no entanto este "defeito" é comum a muitas marcas de running.
Prós:
- Conforto;
- Leveza;
- 2 bolsos.
Contras:
- Cueca interior,
Mochila Salomon S-LAB ADV SKIN3 12 SET
É de longe a melhor mochila que alguma vez usei... aliás não deveria ser considerada uma mochila mas sim colete. Comparada com a versão 2 esta versão perdeu peso, ganhou um bolso frontal com zipper e um bolso interior. O plástico que servia para acoplar o fechos frontais foi substituído por cordão e apesar deste mecanismo ainda me levantar algumas questões, é certo que em todos os treinos que fiz, nunca nenhum fecho se soltou. Esta mochila é ainda bem mais justa que a sua antecessora, pelo que é preciso alguma cautela na escolha do tamanho.
Prós:
- Conforto
- Leveza;
- Ajuste ao corpo;
- Acessibilidade aos bolsos;
- Softs Flasks.
Contras:
- Preço;
- Não permitir transportar bastões desdobráveis;
- Para quem usa blade esta versão é um teste à nossa paciência. As "argolas" onde devia passar o tubo são tão estreitas que obrigam a desmontar o tubo por completo, para que este possa passar nos buracos e mesmo assim ainda é preciso "jeitinho". Não percebo porque raio fizeram isto...
Sapatilhas Salomon Wings Pro
Com o chassis importado directamente da gama S-Lab, estas sapatilhas são verdadeiros cavalos de batalha. Com um excelente amortecimento (apesar de muito duro e dicil de partir), uma protecção fantástica do pé e com uma estabilidade fora de série são umas excelentes aliadas para ultras mais técnicas.
Prós:
- Estabilidade;
- Ajuste ao pé;
- Tracção (excelente em quase todos os tipos de terreno);
- Protecção do pé.
Contras:
- Amortecimento muito duro (demoram muito tempo a "partir");
- Respirabilidade (têm tendência a acumular humidade);
- Aderência em rocha molhada (é necessário algum cuidado neste tipo de terreno, dado que a margem de erro não é muito grande).
Faltam 5 dias...
Posts anteriores: