Maurten - a nova bebida sueca dos corredores de elite
Já ouviu falar da Maurten?
Esta marca de géis e bebidas para corredores, de origem sueca, está a ter um grande sucesso. Especialmente depois de Eliud Kipchoge, corredor que bateu o recorde do mundo na maratona, ser visto a consumir a Maurten durante a maratona de berlim 2018.
A história começou em 2015 com Marten Fryknäs, triatleta e cientista que quis encontrar uma solução para os problemas gástricos que muitos corredores sofrem.
Como funciona?
Bebida: Misturar o pó da Drink Mix com 500ml de água resulta num produto com uma alta concentração de carboidratos. A bebida converte-se instantaneamente num hidrogel, muito semelhante a uma gelatina, após entrar em contacto com o ph ácido do estômago, encapsulando os carboidratos. Este gel permite um melhor transporte dos carboidratos para o intestino onde a absorção dos componentes presentes na bebida é feita com mais eficácia.
Será esta a bebida ideal para os corredores?
Penso que não existe nenhuma bebida perfeita. É tudo uma questão de escolhas e gostos pessoais. Neste caso a Maurten quis claramente privilegiar o aporte de carboidratos em detrimento de todo o resto. É uma escolha e um caminho. Para esforços intensos de cerca de 2 horas pode ser interessante, aliás cada vez mais maratonistas de elite usam este produto, no entanto poderá não ser o melhor para outros tipos de esforços ou corridas.
Resta experimentar.