Manhã para aprender a salvar vidas
Por Filipe Gil:
O passado sábado de manhã foi passado a aprender a salvar vidas. Num workshop que o Correr na Cidade organizou em conjunto com o INEM e com o Cowork Lisboa, levou 33 pessoas, entre formadores e corredores - graças à ideia dos "nossos" Pedro Tomás Luiz e Tiago Portugal, que pertencem ao INEM.
Foi um workshops muito interessante e muito útil onde aprendemos, na teoria e na prática, a fazer suporte de vida. Ensinaram-nos como devemos agir em casos em que encontramos pessoas inanimadas e/ou sem respirar até que o socorro do INEM possa tratar do caso profissionalmente. Simples gestos que podem ajudar a salvar vidas. Algo que todos nós, cidadãos, devíamos saber, e que deviam ser ensinado em escolas, entidades públicas, clubes desportivos e empresas.
Só a título de curiosidade, o formador do INEM indicou-nos que, no norte da Europa cerca de 70% da população sabe fazer suporte básico de vida, o que não acontece em Portugal. Outro número alarmante, cerca de 80% das chamadas telefónicas para o 112 são falsas. Dá que pensar...
No intervalo entre a parte teorica e prática tivemos um pequeno-almoço vitaminado oferecido pela Vitamina-te, onde nos foi servido um batido de banana, pêra e maçã com proteína total das Plantas Nutrilite e barras low carb sabor a frutos vermelhos e barras low fat sabor a chocolate Body Key.
Voltando à utilidade do workshop, não posso deixar de sublinhar a importância desta informação. Nós que corremos, que organizamos treinos, fazemos trail, meias e maratonas, devíamos ter algumas pessoas nos nossos grupos de corrida com conhecimento de suporte básico de vida. Pode fazer uma grande diferença.
Fica já prometido um segundo workshop gratuito depois de Agosto, e que anunciaremos atempadamente.
Eis algumas fotos da formação: