Por Nuno Espadinha:
Já aconteceu a todos nós, homens que corremos.
Estou a falar daquela situação incomoda, seja numa prova ou treino, de ficar com os mamilos "assados" ou mesmo em sangue devido á fricção provocada pelo contato do nosso corpo transpirado com as camisolas de corrida.
Já aconteceu provavelmente a toda a gente, seja num principiante ou atleta mais experimentado, se bem que no segundo caso, e por aquilo que percebi e por experiência própria, ao fim de alguns dias e treinos acabamos por desenvolver um calo nas zonas em causa.
Não há muito a fazer para o evitar, existem alguns géis lubrificantes à venda (Decathlon por ex:) que ajudam a minimizar a situação, mas pouco mais. E na altura da lesão ter o cuidado que se tem com qualquer ferida, desinfectar e colocar um cicatrizante.
Em conclusão o melhor mesmo é perceber à medida que vamos correndo e tendo mais experiência quais os materiais que se adequam mais a nós e se fôr caso disso utilizar um gel para lubrificação da zona.
Boas Corridas!
(Nota do Editor: O Nuno não referiu, talvez porque não use o método, mas adesivos nos mamilos são uma boa solução. Para quem tem pelos no peito o melhor é cortar em volta do mamilo para os adesivos colarem, fazendo uma cruz ou um "x" com os dois adesivos. Se for bem colado, aguenta bastante tempo).