Lampas, o terceiro do “Quatro em Linha"
Por Bo Irik:
Cinco estrelas, que grande organização e ambiente espetacular!
Estou a falar do II Trilho São João das Lampas que decorreu no passado sábado, dia 10, pelas 19h30 em terras Saloias, com uma distância de 20K.
Da Crew estivemos quatro elementos que adoram “Correr no Campo” em vez de “na Cidade”. O Tiago e o Pedro, já mais experientes em trilhos e distâncias maiores, arrancaram com o pelotão logo que se deu o tiro de partida. Por outro lado, eu comecei com um ritmo mais rapidito (mais rapidito daquilo que viria a ser a média da prova) no primeiro km, ainda em alcatrão, tendo deixado o Nuno para trás. Sabia que iria encontrá-lo, provavelmente na primeira subida, pois, o Nuno aguenta-se bem nas subidas e eu nem por isso! Assim foi, e a partir do km 2 ou 3, vim sempre acompanhada pelo meu companheiro dos trilhos, pois, também já tinha feito o Piódão com o Nuno.
O percurso foi lindo, com passagem em locais muito bonitos e um relevo que permitia manter um ritmo de corrida (e não de caminhada) durante quase a prova toda. Houve vários momentos em que não me contive e saiu-me um “Lindo!”. Poucas, mas boas subidas e uma passagem memorável pela falésia da Praia da Samarra.
Na companhia do Nuno e ao encontrar muitas caras conhecidas pelo caminho, os kms passaram a voar. Mais uma vez não senti o espírito competitivo numa prova de trail, como já é hábito, mas não faz mal, assim aprecio mais a viagem. No último km sentimo-nos muito bem ainda e demos um sprint final até a meta onde o Pedro e Tiago já nos esperavam.
O pessoal do Portugal Running e amigos claro que aproveitaram a oportunidade para organizar um “Petisco/Ceia/Farnel (grelha-tu-mesmo)” de grande sucesso. Cada um trazia uns petiscos e bebidas para partilhar. O ambiente estava muito bom; foi pena que estava frio e que o Nuno, Tiago e eu tínhamos prova no dia à seguir (Saúde+Solidária), pelo que fomos para casa cedinho.
A organização expos a informação da prova de uma forma muito simpática e original, tanto no facebook como no site oficial e disponibilizaram-nos links com fotografias de várias entidades, bem como vídeos e os resultados oficiais, poucas horas após o fim da prova.
O percurso, feito parcialmente à noite, estava super bem assinalado e havia voluntários com equipamento médico “ao virar de cada esquina”. Excelente!
Assim foi o terceiro do meu “Quatro em Linha” - 4 provas de cerca de 21km em quatro fins-de-semana seguidos: Meia Maratona de Madrid, a de Lagos, o Trail de São João das Lampas e ainda a Meia Maratona do Douro Vinhateiro. Adorei e senti-me bem. Realmente trail é outra coisa! Agora estou em preparativos para a “prova mais bela do Mundo” – a Meia Maratona do Douro e Vinhateiro, já no Domingo!
Are you ready? I am!