Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Kalenji Run Blog Camp 2016 – Nice, França

 

IMG_20160110_092833.jpg 

A marca de running da multinacional francesa Decathlon, Kalenji, tem vindo a apoiar algumas provas de corrida em estrada e trail no âmbito da sua estratégia de marca. Em Portugal, recentemente vimos a marca na Meia Maratona dos Descobrimentos, por exemplo. Em França, terra Natal da marca, para além de patrocinar algumas provas de trail, apoia a Prom Classic em Nice.

 

A Prom Classic é uma prova de 10km que decorre no início de cada ano na Promenade des Anglais em Nice, no Sul da França, na Côte D’Azur. É uma prova, que se apresenta enquanto a “primeira prova de 10km do ano”, é muito emblemática, pois decorre há dezenas de anos e o seu percurso concentra-se ao longo da Promenade des Anglais, a avenida marginal de Nice, sempre ao longo do mar. Em termos de dimensão, se no ano passado a prova contava com 8 mil atletas, este ano houve cerca de 10 mil inscritos.

IMG_20160109_112951.jpg

Foi no âmbito desta prova e também do lançamento dos novíssimos Kalenji Kiprun SD, as sapatilhas de running da marca, que a Kalenji convidou alguns bloggers internacionais para participarem num Run Blog Camp a decorrer em Nice. O objetivo do Run Blog Camp, para além da vertente de networking, foi partilhar feedback e conhecimentos sobre o material da Kalenji, principalmente dos novos Kiprun SD. A marca acredita que a proximidade com bloggers de running e assim com a comunidade de running consegue conhecer melhor o seu cliente e absorver o respetivo feedback.

 

Foram convidados bloggers de vários países, a maioria era da França, talvez uns 10 blogs, também da Itália (5 blogs), Espanha (3 blogs), Alemanha (2 blogs), Bélgica (1 blog), Reino Unido (1 blog) e Portugal. De Portugal fomos nós, e fui eu a felizarda a representar o Correr na Cidade, e do portal A Minha Corrida, foram o Carlos Lopes e a Miriam Lopes.

 

No sábado, apanhei o avião e tive finalmente a oportunidade de conhecer as pessoas por detrás do portal A Minha Corrida. Foi ótimo conhecer outro site de running português e partilhar ideias e experiências.

 

Chegados ao aeroporto de Nice, tínhamos um chauffeur à nossa espera com uma placa “Kalenji” (adorei este pormenor) e fomos levados até ao nosso hotel, na Promenade des Anglais, junto à partida/meta da prova que iria decorrer na dia seguinte.

IMG_20160110_092319.jpg

Meia hora depois, juntamo-nos todos no lobby do hotel onde tivemos a oportunidade de nos conhecermos todos. Daí dirigimo-nos à feira de running da prova. Em termos de organização, muito parecido às feiras das nossas corridas; tendas para levantamento dos dorsais e t-shirts e uma stand com os novíssimos produtos da Kalenji. Alguns destes produtos ainda nem estão à venda em Portugal. Confesso que adorei a nova coleção da Kalenji. No design muito melhor que a anterior e peças muito inovadoras em termos da qualidade do têxtil. Os bloggers no stand da Klenji pareciam crianças numa loja de brinquedos. Saí da loja Kalenji com duas peças novas: a t-shirt e corsários Kiprun que iria experimentar na corrida no dia seguinte.

IMG_20160109_174924.jpg

Depois da visita ao stand da Kalenji, dirigimo-nos a um restaurante para a apresentação das novas sapatilhas Kiprun SD 2016. Os bloggers já tinham recebido estas sapatilhas em casa no início de Dezembro, mas a apresentação formal só se realizou então. Na review sobre estas sapatilhas, a ser publicado em breve, explicarei um pouco mais sobre as inovações deste modelo em comparação com o outro. Posso adiantar já que são de facto muito diferentes uma vez que incorporam a tecnologia K-Only que torna esta sapatilha universal para todo o tipo de passada.

IMG_20160109_181750.jpg

Foi muito interessante conhecer a equipa que está por detrás do desenvolvimento das sapatilhas. Estiveram presentes várias pessoas que estão envolvidas no desenvolvimento do calçado da Kalenji, nomeadamente a Brand Manager, Market Manager, vários desenvolvedores do calçado em si, bem como atletas que testam e também ajudam no desenvolvimento do calçado. Tivemos a oportunidade de saber como foram feitos os testes e como é desenvolvido cada peça do ténis. Foi-nos apresentado um ténis decomposto para conhecermos as suas várias componentes e respetivas funções. Quem também marcou presença foi o Stéphane Diagana, atleta olímpico que hoje em dia está intimamente envolvido do desenvolvimento dos produtos Kalenji.

 

A apresentação do calçado foi seguido de um jantar convívio. Cada um tinha um lugar marcado, com um saco com o dorsal e t-shirt da prova. Na minha mesa estava no Fréderic, Market Manager da Kalenji e atleta, a Lucy do Reino Unido, os dois bloggers Alemães, Marek e Christian, uma italiana, a Irene e a Miriam e Carlos Lopes.

IMG_20160109_191750.jpg

A conversa foi animada, sempre em torno de corrida, claro, e muito sobre o equipamento da Kalenji. Partilhamos opiniões e experiência, não só sobre os Kiprun mas também sobre outro material da Kalenji e até material de outras marcas. Sabias, por exemplo, que um modelo de calçado de running leva cerca de 1,5 anos do início do desenvolvimento até estar disponível no mercado? Sabias que foram corridos mais de 116 mil quilómetros para testar a qualidade da nova tecnologia dos Kiprun 2016? Sabias que o pé humano, tanto masculino como feminino, em termos de largura, varia em média 18mm?

 

Foi marcante o quão “boa onda” são os colaboradores da Kalenji (e Decathlon no geral), independentemente do seu estatuto na empresa. Também foi giro ver que a maioria deles, inclusive a Brand Manager e Market Managers, participaram na prova na manhã seguinte e tiveram bons tempos!

 

Entre um tartar de robalo, risotto de cogumelos e crème brulée também se falaram das expectativas de cada um para a prova da manhã seguinte. Foi giro ver que entre os bloggers havia pessoal de sub 35’ mas também de sub 60´. Na nossa mesa, entre as oito pessoas, havia três raparigas lesionadas e eu também tenho um inconveniente: a anemia. Assim, embora me tivesse inscrito no bloco de partida dos 45’-50’, confessei que não sabia se iria conseguir fazê-lo. Tudo dependia de como me sentiria no domingo.

IMG_20160109_222137.jpg

 

Depois do jantar cada um foi para o seu quarto descansar e preparar-se para a prova. Foi uma tarde muito bem passada. Adorei conhecer bloggers de outros países e conhecer o mundo de run blogging em cada um dos países presentes. Marcante foi o facto de nós, o Correr na Cidade, sermos o único blog em grupo. Os outros blogs eram todos pessoais ou a pares, como os Running Twins alemães por exemplo. Espero poder correr em cada um dos países que estiveram presentes e voltar a ver esta gente que partilha a minha paixão por corrida e blogging. Para o ano, esperamos voltar a marcar presença no Run Blog Camp e até lá, voltar a ver a malta nos respetivos países ou numa corrida por terras lusas.

 

Após esta partilha sobre o que for a Run Blog Camp da Kalenji, fico a dever-vos uma Race Report da Prom Classic 2016 bem como a review das sapatilhas Kalenji Kiprun SD. Ainda esta semana, partilharei os mesmos.