Gel Energético com Cafeína Myprotein
Por Ana Sofia Guerra:
Em Novembro do ano passado tive a oportunidade de experimentar o gel Ener:gel da Myprotein. Como a apreciação global foi positiva, fiquei com alguma curiosidade em experimentar outra variante deste gel: com cafeína.
Apesar de muitos corredores não gostarem de ingerir géis durante a corrida, pessoalmente, gosto! Mas confesso que já estou um pouco mais exigente nas escolhas que faço em relação à suplementação que levo para as provas de trail.
Escolhi experimentar o Ener:gel Plus Caffeine durante o trail de 27k em Bucelas, mais propriamente nos últimos 7k da prova. Nesta fase, o nosso corpo já não tem a força que tinha no início da corrida e não só precisa de energia rápida (açúcares simples), como de sais minerais, água e algo mais que dê uma espécie de “boost” para terminar a prova. E, neste caso, o Ener:gel Plus Caffeine deu! As 50mg de cafeína presentes na saqueta de 70ml de gel (praticamente a mesma quantidade de cafeína que ingerimos quando bebemos um café expresso) foram suficientes para sentir um impulso extra.
Tal como escrevi no artigo anterior, uma das características que mais gostei neste gel foi o facto de ser pouco espesso, permitindo uma melhor digestibilidade e disponibilidade na absorção dos nutrientes presentes no gel. Volto a referir que, mesmo sendo este um gel mais líquido, deve ser ingerido devagar e sempre acompanhado com água.
No que respeita à sua composição, tal como a versão sem cafeína, a quantidade de calorias e hidratos de carbono é semelhante (101 Kcal e 25g de hidratos de carbono por saqueta de 70ml), mas tem um pouco mais de sódio (80mg). Em relação ao sabor, esta versão do gel só tem disponível o sabor a groselha, o que achei agradável e nada enjoativo.
Quanto ao preço, está de acordo com o preço de mercado de outros géis, mas tem a vantagem de ter mais quantidade por saqueta (70g em vez de 40g em géis de outras marcas).
Em relação à adição de cafeína nos géis, é importante referir que este consumo tem de ser moderado. Não se deve levar só géis com cafeína para uma prova de trail. A cafeína dá (por vezes) o impulso que precisamos numa prova mas, também, pode causar alterações na frequência cardíaca e aumentar o grau de desidratação (a adição de maior quantidade de sódio neste gel pode ajudar a contrariar este efeito). Por isso, estes géis devem ser consumidos moderadamente.
Como nota final volto a referir que o site da marca precisa e tem tudo a ganhar com uma tradução mais correta (melhor informação para o consumidor), mas gosto do facto de terem feito referência às contraindicações: alerta para a presença e quantidade de cafeína no gel e o facto de não ser recomendado a crianças, grávidas ou mulheres a amamentar.
Boas corridas!