Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Férias...férias...4 dicas para umas férias mais saudáveis 

Por Ana Sofia Guerra - nutricionista

 

healthy-snacks-to-throw-in-your-beach-bag.jpg

 

 

Eis um dos momentos (senão o momento) mais aguardado do ano: as férias! 

Quando se fala na palavra férias, pensamos logo em praia, descanso, sol, mar, campo, rio, amigos e petiscos. E pronto, está a receita dada para umas férias de grandes abusos.  

Não, nada disso. As férias não têm de ser sinónimo de excessos alimentares e falta de treino. Por isso, partilho aqui 4 dias para que tenha umas férias “em grande” e não “à grande”. 

 

A importância do pequeno-almoço nas férias: sim, eu sei que nas férias acorda mais tarde e quer comer algo “leve” para ir logo para dentro de água assim que chega à praia. Mas lembre-se que quando está de férias tem mais tempo para comer (leia-se mastigar) e fazer um pequeno-almoço mais equilibrado. Experimente reduzir o café e beber um bom sumo de fruta natural. Junte uma fatia de pão fresco com um pouco de queijo ou mesmo uma colher de chá de doce sem açúcar adicionado. Mastigue bem e desfrute do momento. 

2h antes do treinos.JPG

 

Leve um lanche para a praia: mesmo que não tenha muita fome quando está na praia, leve sempre um pequeno snack sandável para que não salte refeições e depois tenha que chamar o senhor da bola de Berlim. Se vai almoçar na praia, abrigue-se do sol e desfrute duma boa salada com frango cozido ou atum ou ovo cozido, uma boa mistura de legumes frescos, um pouco de massa cozida sem gordura e tempere com orégãos ou salsa picada. Se vai passar apenas umas horas na praia, leve pequenas refeições como 1 peça de fruta ou cenoura crua, uns queijinhos triangulares light, um ovo cozido ou frutos secos como nozes, amêndoas ou cajus sem sal. Mas, mais importante que tudo isto: beba água fresca! 

salada para a praia.JPG

 

E se quiser ir a um restaurante: opte por comer uma boa refeição com peixe grelhado (as sardinhas e os carapaus são os reis desta estação) e uma bela salada. O truque é fazer a refeição com calma (lembre-se que tem mais tempo do que é costume) e conviver mais com a família ou amigos. Em vez de pedir um refrigerante para acompanhar, porque é que não pede uma cerveja? Eu disse uma, não disse mais. Evite as bebidas açucaradas e, se tiver de optar por uma bebida alcoólica, tente beber apenas um copo de vinho (lembre-se que o álcool ajuda a desidratar). O ideal seria evitar a sobremesa mas, se estiver mesmo a apetecer, opte por uma fruta ou partilhe um doce com alguém. 

 

Descansar, mas não muito: para quem pensa que nas férias não se treina e já arrumou as sapatilhas de corrida, lembre-se que existem muitas outras atividades para fazer quer seja na praia (jogar à bola, jogar “às raquetes”, nadar, caminhar na areia) ou no campo (caminhadas, dançar nos bailaricos das aldeias, andar a cavalo ou na burra) ou mesmo em casa (agachamentos, yoga, alongamentos, prancha...). O mais importante é não parar e aproveitar bem estas férias. Divirta-se! 

 

Boas corridas e boas férias!