Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

Este ano é que é? Guia mensal para te ajudar a ser mais fit em 2018

“Este ano vou ser mais saudável e fazer mais desporto”

 

Onde é que já ouviste isto? Pois!

 

Talvez porque é uma das resoluções de ano novo mais usais, e todos sabemos onde que é isso vai dar:

Vais-te enfiar na loja de desporto mais perto de ti, vais comprar o material todo e mais algum, que conseguires encontrar, sapatilhas, toalhinhas, t-shirts, etc, vais-te inscrever no ginásio e começas a ir a todas aulas de grupo e voltar a correr junto ao rio e beber sumos Detox e o resultado disto?

Lá para Fevereiro já estás cansado e farto e voltas à mesma vida que tinhas e só te vais lembrar de fazer desporto novamente lá para Maio e não é pela tua saúde, é pela barriguinha e pelos dias de Verão que estão quase ai à porta nessa altura.

Por estas razões e mais algumas, deixamos aqui um atitude, só uma, que deves ter em cada mês do ano, para não te desmotivares e manteres a vida ativa ao longo de 2018.

CNC.png

 

Janeiro

Começa devagar, não vale a pena fazer 4 aulas de grupo seguidas se estás no inicio. Começa por fazer umas corridas de 30 a 45 minutos a ritmo moderado em terreno plano, para começares a ganhar ritmo e apetência cardiovascular, aumentando a intensidade ao longo o mês de forma a que no final do mês consigas fazer mais um quilometro que no inicio.

 

Fevereiro

Muda de terreno, agora que já consegues correr mais solto, procura terrenos mais desafiantes, inclinados, rampas, escadinhas ou mesmo na floresta e respira ar puro, fazendo treinos mais longos ao fim de semana.

 

Março

Dois meses a correr com regularidade, já deves sentir diferença na respiração e por esta altura já ganhaste algum vicio pela corrida, estás preparado para fortalecer ainda mais o corpo, vai para o ginásio ou treina em casa e complementa a corrida com exercícios de reforço muscular, pranchas, burpees e exercícios pliométricos são excelentes amigos de qualquer corredor.

 

Abril

Vamos começar a preparar esse corpinho para o Sol? Carrega!
Aumenta a carga relativamente à parte muscular puxa mais por ti, desafia-te e cria rotinas de treino que trabalhem a força num lado mais bruto.

 

Maio

Está a ficar calor! E tu estarás energizado pelo regresso do bom tempo, é a altura ideal para misturares tudo o que fizeste até agora, preferencialmente na rua, faz sessões de corrida leve no inicio do treino, para num jardim com uma boa vista para rio e faz uma rotina de exercícios de força muscular e no final no treino termina com uma corrida mais intensa para secares mais um pouco, já te esqueças que no mês a seguir já é Verão

 

Junho

É Verão e que tal juntar o elemento água à mistura, faz sessões de corrida e natação de águas abertas, a natação é um desporto que trabalho o corpo todo que melhora a respiração e o fortalecimento muscular num todo.

 

Julho

Já está demasiado calor para correr certo? Isso! Continua aproveitar a água, com natação mais ritmada e experimenta fazer paddle que trabalha não só o core, devido ao equilíbrio, mas também a parte superior do corpo.

 

Agosto

Estás de férias! Aproveita… Portaste-te tão bem até aqui… Joga futebol, raquetes, enfim relaxa e aproveita esses dias sem fim e incorpora meia hora de yoga ao final do final enquanto aprecias o pôr do sol.

 

Setembro

Acabou-se a boa vida!! Toca a voltar à rotina, corridas pequenas ao final do dia e algumas aulas de grupo, para não perder a componente social que ainda sobrou do verão.

 

Outubro

Os dias começam a ficar mais pequenos e talvez a rotina das corridas e do ginásio comecem a fazer mossa, é a altura perfeita de experimentar algo novo, experimenta algo novo como desportes de combate, irás manter os parâmetros de força e cardio bem elevado, para além da pica de dar umas pêras.

 

Novembro

Mês difícil, as festas aproximam-se e o tempo para praticar desporto é menor, não há razão para desistir, experimenta aulas de HIIT - High-intensity Interval Training, treinos curtos e intensos, nada melhor para os dias mais curtos do ano.

 

Dezembro

Treinas nas 2 primeiras semanas o que quiseres e aproveitas as duas ultimas sem culpas, até porque está quase na altura de voltares a ler este post do inicio.

 

 

O Blog Correr na Cidade deseja um 2018 com tudo de bom para todos.

 

2 comentários

Comentar post