Desidratação: sabe como prevenir?
Por Ana Sofia Guerra
Água! Esse alimento tão indispensável na nossa alimentação e, por vezes, tão esquecido. O nosso corpo perde água pela transpiração, respiração, urina e fezes. Como mecanismo de sobrevivência, o nosso organismo desenvolveu um sintoma denominado por SEDE. Quando temos sede, o nosso instinto é logo ir à procura de água. Contudo, dependendo de cada organismo, nem todos sentimos a sede da mesma maneira. E, quando estamos a correr, as sensações são tantas que não nos apercebemos quando é que temos sede. Não sabia disto? Então passo a explicar.
Quando se fala na importância de hidratar bem antes duma prova, muitos são aqueles que só pensam em beber água antes da competição. Mas esta atitude não é a mais correta. A ingestão de água deve ser diária e superior a 1,0L, dependendo do tipo de pessoa, patologias associadas, temperatura ambiente e exercício físico. Um corredor deve estar sempre bem hidratado e esse cuidado deve ser redobrado nos dias antes da prova.
Quando a quantidade de água não é suficiente para que o organismo realize as suas funções normais, o volume de sangue diminui e isto faz com que o coração se esforce para bater mais rápido. Se a necessidade de água não for satisfeita rapidamente, aparecerem os primeiros sinais de desidratação: boca seca, fadiga, náuseas, vómitos, tonturas, cãibras, confusão mental, alterações auditivas e visuais, aumento da temperatura corporal.
A melhor forma de prevenir a desidratação é ter alguns cuidados uns 2 dias antes da prova: aumentar o consumo de água; colocar um pouco de sal (de preferência flor de sal) dentro da água; evitar as bebidas alcoólicas; evitar bebidas gaseificadas, chá, café e refrigerantes; descansar bem e ter uma alimentação ainda mais equilibrada.
Durante a corrida, a ingestão de água deve ser antecedida da sensação de sede e deve fazer-se lentamente e em pequenas quantidades. Isto evita a sensação de estômago cheio de água e os vómitos. Aproveite todos os abastecimentos para beber um pouco de água, mesmo que não sinta sede. É importante não beber só água: a ingestão de água com um pouco de sal retarda o aparecimento dos sintomas de desidratação, principalmente as cãibras. As bebidas isotónicas podem ser uma opção, quer seja industrializada ou caseira. Eis uma receita simples duma bebida isotónica caseira:
1 Litro de água
1 Colher de sopa de mel
1 Colher de chá de flor de sal
Boas corridas!