Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

Desafio Adidas - Maratona Rock'n'Roll Madrid - Semana 2

20160331_081409911_iOS.jpg

Faltam 3 semanas para a Maratona Rock'n'Roll Madrid, o tempo voa... 

 

A 24 de Abril, cerca de 15 000 pessoas vão estar em Madrid para a linha de partida da prova rainha de estrada, a Maratona. A estas juntam-se 12 000 pessoas para a Meia Maratona e 7000 para os 10K. São no total cerca de 35 000 pessoas a percorrer as ruas de Madrid, num ambiente de pura fiesta

 

O povo espanhol vive intensamente estes eventos e o modo como apoiam os atletas é o que me faz ir à vizinha Espanha para correr a Maratona em detrimento de a correr em Lisboa ou no Porto, neste aspeto penso que enquanto povo temos de aprender a viver mais esta cultura desportiva.

 

A semana que passou teve momentos distintos no que respeita à minha preparação possível para a Maratona. A primeira parte da semana foi dedicada a descanso, análises e exames pré-operatórios para uma intervenção cirúrgica que terei de fazer após a Maratona, e massagem com a Sara para tratar 3 dolorosas contraturas nas costas, ombro e peito. A partir de quinta-feira voltei aos treinos, tendo efetuado 3 treinos de corrida com tipologias distintas.

20160331_081238597_iOS.jpg

Na quinta-feira fiz um treino descontraído pelo Jamor, 1 hora a correr tranquilo, onde nos primeiros 30 minutos me senti muito "preso", ofegante e desconfortável. Felizmente após o corpo aquecer "soltei-me" e veio o prazer de correr, tranquilo e confortável.

 

Esta semana, na quarta-feira às 19:30, o Correr na Cidade volta a Monsanto para um treino "Into the Wild", e este vai ser especialmente bom, com a mudança da hora vamos voltar a treinar de dia, o que sabe ainda melhor. Para preparar o percurso do treino no Sábado fomos reconhecer o percurso, o que permitiu treinar 90 minutos, com variação de intensidade e boa altimetria, como estava estabelecido no meu plano de treinos. 

 

Finalmente, no Domingo voltei à estrada na Corrida dos Sinos em Mafra, uma boa oportunidade para voltar a correr com os Adidas Ultra Boost, e uma boa oportunidade para procurar aquele que será o ritmo ideal para a Maratona. Numa manhã encoberta mas sem chuva em Mafra, com uma boa temperatura para correr e um percurso de 15Km algo exigente, como vou encontrar em Madrid, a prova correu muito bem. Sem qualquer intuito de perseguir um tempo final concreto, fiz toda a corrida com o relógio em controlo da frequência cardíaca para assim perceber o equilíbrio esforço/ritmo. Apesar de ter feito um aquecimento de 15m antes da prova fiz os primeiros 5km em modo poupança para aquecer bem, e até deu para ir conversando. Na parte intermédia aumentei um pouco o ritmo, sem forçar muito, e apesar do batimento cardíaco apenas aumentar ligeiramente nas subidas os tempos ao km eram surpreendemente bons para o meu ritmo habitual. Nesta fase, sobretudo na subida tive em boa companhia e percebi o bem que estava quando ao meu redor o som da minha respiração era o mais silencioso. Na parte final "soltei a franga", arranquei na subida final e fiz os últimos 2km abaixo de 5m/km, algo que só tinha feito em provas de 10Km. Terminei a prova solto e a respiração mais acelerada dos últimos 2km recuperou rapidamente. Apesar desta gestão terminei a prova com um tempo inferior em mais de 2 minutos ao meu melhor tempo aos 15km com um tempo final de 1h17m45s, fiquei mesmo contente.

20160403_175112845_iOS.jpg

Isto tudo para vos dizer que o pessimismo da semana passada, em relação à prestação na Maratona, reverteu um pouco e o optimismo começa a chegar, o que é muito bom. Embora o mais importante seja fazer e terminar a Maratona em boas condições físicas, terminar a Maratona em menos de 4 horas ainda está na minha vontade. O equilíbrio no treino vai se manter esta semana, não terei já muito a ganhar mas sobretudo não quero perder o trabalho efetuado.

 

Para concluir, hoje mostro-vos mais uma componente do equipamento que a Adidas selecionou para eu levar à Maratona de Madrid, a tshirt ADIZERO TEE que além de muito bonita tem um tecido fantástico, muito confortável, leve e super respirável.

AI3180_01_laydown.jpg

Até quarta no "Into the Wild" ou até para semana em mais uma crónica.

 

Bons treinos!