Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

De volta à Guarda para a Etapa da Volta 2021

807B57EC-F568-47ED-90F6-06C5FBE6AA95.JPG

Passaram 2 anos desde a última edição da Etapa da Volta, na Guarda, e voltar à Guarda 2 anos depois foi um misto de emoções.

Se por um lado acho que experiências felizes dificilmente são repetidas da mesma forma, por outro, tanto eu como o André queríamos voltar a experienciar o que vivemos há 2 anos.

Mas, como uma receita que é feita com os mesmo ingredientes por pessoas diferentes dá pratos diferentes, a experiência deste ano foi igualmente diferente, mas não menos feliz, apenas diferente.

Tendo em conta as medidas, necessárias, devido à situação pandemica, houve procedimentos e alterações de última hora que podiam ter sido melhor comunicados mas o mais importante para todos estava lá, o podermos voltar a pedalar juntos pelas nossas bonitas estradas e desfrutar do que o nosso país tem de melhor.

 

IMG_5396.jpg

Na edição deste ano havia cerca de 800 participantes, pelo que houve 2 partidas a dividir os participantes em 2 pelotões, uma às 10:00 e outra às 10:30.

Em cada partida houve separação por cores em varias boxes, algo que fez todo o sentido, não fosse a maior parte dos participantes não perceber o critério de separação ou porque isso não estava claro nas informações.

Num evento que se realiza em Agosto, acho que a hora de inicio é demasiado tardia, sobretudo quando a parte mais desafiante do percurso é no final e a temperatura, como é normal nesta altura do ano, está alta. Penso que o arranque nunca deveria ser depois das 09:00, para salvaguardar os participantes mais lentos de fazerem toda a subida final já pela hora de almoço.

 

1e6c854b-796d-4cf5-b1e9-41a0ef216c3a.JPG

O percurso teve 2 partes bem distintas, a primeira até ao abastecimento, aos 43Km, com muitas descidas bem divertidas e um percurso rápido e muito bonito, e uma segunda parte bem desafiante com a subida longa até à meta na Guarda. A partir do Km 53, mesmo no inicio da longa subida final, iniciou-se a roda livre, para a classificação final da vertente competitiva do evento.

Eu que adoro subir, e adoro aquela subida longa, adorei a primeira parte bem rápida, e até passámos junto do hotel onde estávamos onde estavam as nossas companheiras que nos tiraram a foto acima.

O abastecimento aos 43 Kms contou apenas com líquidos, água e isotonico, informação também dada tardiamente no dossier do atleta na véspera da prova, algo também a melhorar.

Felizmente, e porque há gente boa e de coração grande, e vem para a berma da estrada apoiar quem vai na estrada, tivemos direitos a 2 abastecimentos líquidos, mas com cevada da boa :)

IMG_5406.jpg

Para quem acha que este tipo de abastecimento não combina com a atividade desportiva, revejam o nosso artigo acerca dos benefícios da cerveja na corrida, também serve para o ciclismo :D

O local da meta na Guarda é emblemático e como podem relembrar, o André lembra-se bem de como a foi atravessar em 2019.

São cerca de 500m finais em paralelo, com uma autêntica parede de 200m no final para passar a linha de chegada. Não há ciclista que queira pedalar mais 1 metro depois da meta até recuperar o folego.

Felizmente depois da meta pudemos contar com água e recuperador.

Este ano não participámos no almoço da prova, então decidimos voltar a pedalar em modo recuperação para o hotel, felizmente quase sempre a descer novamente até lá.

IMG_5400.jpg

E assim foi mais uma participação na Etapa da Volta, evento que tanto gosto e pretendo continuar a realizar nos próximos anos, seja onde for, e com a esperança que sem pandemia para que o convivio ainda seja mais e melhor.

À organização deixo os Parabéns pelo desafio de organizarem com qualidade e segurança tanto a Etapa da Volta como toda a Volta a Portugal em bicicleta e o apelo para que tratem da comunicação aos participante de todas as formalidades com antecedência, antecipando também a hora de começo do evento para uma hora mais cedo para irmos mais fresquinhos.

Até 2022!