Race Report: Corrida Saúde + Solidária
Por Tiago Portugal
No passado dia 11 de Maio tive o prazer de participar na 1ª Corrida Saúde Mais Solidária que se realizou em Lisboa.
O objetivo da organização foi o de promover a saúde e os bons hábitos com a solidariedade, através do apoio a diversos Hospitais da zona de Lisboa.
Nada melhor para uma manhã de domingo do que correr por boas causas.
Na corrida, como na vida, existem momentos para tudo, correr devagar, rápido, mais longe, por vezes andar, estabelecer novos recordes pessoais, atingir os objetivos preconizados, mas em todos estes instantes temos que saber retirar prazer da corrida e ouvir o nosso corpo.
Esta prova serviu para descontrair, os 20km das Lampas ainda pesavam, aproveitar a companhia e as estradas de Lisboa, e desfrutar de uma prova sem qualquer intuito competitivo.
Tive o prazer de realizar esta corrida com a Joana Malcata, a Bo Irik e o Nuno Malcata, 3 elementos da minha Running Crew, Correr na Cidade, assistir ao regresso triunfal da minha irmã às lides da corrida, já ganhou uma alcunha e tudo, e apadrinhei a estreia de um primo em provas de 10km, que correu lindamente e brevemente irá, certamente, atingir o seu objetivo para 2014.
A corrida decorreu num fantástico dia de sol, começa a ficar calor para correr, e os 10 km foram percorridos sem grandes problemas. Os primeiros 8km decorreram no asfalto da Avenida da República, passando pelos túneis até ao Saldanha e invertendo depois o sentido. A ideia dos túneis foi interessante, mas com o calor que se fez sentir dificultou um pouco a corrida, no entanto, pessoalmente, não gosto de passar duas vezes no mesmo sítio. Em sentido oposto gostei muito do fim da prova dentro do Estádio Universitário calcorreando os últimos metros já dentro da pista de atletismo.
Acabei como comecei, ao lado do meu primo, que tendo em conta o calor e o percurso finalizou a prova num bom registo.
Fomos recebidos à chegada com a boa disposição do speaker e dos restantes elementos da organização e aproveitei a relva para alongar, e comer umas laranjas gentilmente oferecidas no fim, e esperar pelos companheiros que ainda estavam a finalizar a prova.
Gostei da prova e o mais importante usufrui da companhia de amigos e diverti-me.
Existem no entanto alguns pontos que podem ser melhorados:
1. A entrega dos chips ser realizada só no próprio dia da prova e em local diferente da partida;
2. O percurso pode ser melhorado, correr a Avenida da República nos dois sentidos, com tantas ruas e sítios bonitos em Lisboa;
3. Na meta não existia nenhum relógio a indicar o tempo de chegada.
Mas, mais importante foi a felicidade e a alegria de puder partilhar esta “paixão” numa prova de cariz solidário, que espero se realize todos os anos cada vez com mais participantes.
Boas corridas a todos!!!